Lagoa: Coral Ideias do Levante regressa aos ensaios presenciais em Outubro

Ensaios são dirigidos pela maestrina Maria Saramago

O Coral Ideias do Levante vai regressar aos ensaios presenciais regulares, a partir de 5 de Outubro, em Lagoa.

Os ensaios são dirigidos pela maestrina Maria Saramago e decorrem às quartas-feiras, das 20h00 às 22h00, no Centro de Estudos e Formação de Lagoa.

O Coral Ideias do Levante foi fundado em 1996, inserido na associação Ideias do Levante.

Inicialmente, com a direção artística de Helena Tapadinhas e com a regência do maestro Ricardo Carvalho, e em Janeiro de 1998, sob a direção artística do professor José Carlos Bago d’Uva o grupo passou a trabalhar com base numa renovada conceção de “pedagogia do canto coral”.

De 2003 até 2016, foi dirigido pelo professor Francisco Brazão e, de 2016 até 2021, pela professora Vera Batista. Em Setembro de 2021, o grupo passou a ser dirigido pela maestrina Maria Saramago.

Natural de Lisboa, Maria de Jesus Saramago entrou para o Instituto Gregoriano, em 1990, onde começou a participar em grupos corais, como por exemplo, no Coro de Câmara da Escola Superior de Música. Termina a Licenciatura em Direção Coral na Escola Superior de Música, no ano de 2000, onde foi aluna de Christopher Bockmann, Vasco Pearce de Azevedo, Eurico Carrapatoso, entre outros.

Em 2008, terminou a licenciatura em Psicologia, na área da Linguagem e Logopedia, pela Universidade Autónoma de Lisboa, onde também frequentou a pós-graduação em Dança Movimento Terapia.

Durante o seu percurso, fez parte de diversos coros, como o Oriana Ensemble dirigido por Elsa Cortez, o Conductus Ensemble dirigido por Filipa Palhares, e o Sintagma Musicum dirigido por César Viana. Lecionou em vários conservatórios de música, nomeadamente, em Coimbra, Figueira de Foz, Fátima, Ourém, Lagos, Portimão e Lagoa.

Os ensaios do coral Ideias do Levante são orientados em português e em inglês, sendo que iniciam com alguns exercícios de descontração e com um gradual aquecimento vocal. Segue-se algum trabalho na técnica vocal, dicção, entoação e afinação. Depois, é trabalhado alguns temas do repertório. Para participar, não é necessário saber ler música ou ter experiência na área do canto.

Mais informações podem ser obtidas aqui.



Comentários

pub