IPMA alerta para possibilidade de cheias rápidas em zonas urbanas devido à Danielle

Irá haver precipitação, por vezes forte e acompanhada de trovoada, e rajadas fortes de vento

Cheias em Albufeira no dia 1 de Novembro de 2015 – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação – arquivo

«Cheias rápidas» em zonas urbanas, «redução de visibilidade» e «escorrência superficial considerável das águas pluviais em zonas íngremes e em solos queimados» são algumas das consequências que poderão advir da chuva que o ciclone extratropical Danielle há-de trazer, a partir desta madrugada ao território de Portugal Continental.

O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que informou que o ciclone extratropical Danielle «estava centrado aproximadamente em 41°N 22°W às 12UTC de hoje, dia 11 de setembro, prevendo-se que se aproxime gradualmente de Portugal continental».

Segundo o IPMA, as linhas de instabilidade que lhe estão associadas irão originar precipitação, por vezes forte e acompanhada de trovoada, e rajadas fortes de vento, no litoral oeste a partir da noite de domingo para segunda-feira e evoluindo gradualmente para leste.

Este cenário de precipitação deverá manter-se ao longo da semana, embora com menores quantidades de precipitação acumulada a partir de dia 14.

O vento será do quadrante sul, soprando temporariamente forte nos dias 12 e 13 na faixa costeira ocidental, com rajadas até 65 km/h, e nas terras altas, com rajadas até 75 km/h.

O IPMA acrescenta que a agitação marítima irá aumentar com ondas de oeste/sudoeste entre 2,5 e 3,5 metros de altura significativa a partir da tarde de dia 12 até ao fim do dia 13.

Além disso, «após um período de seca prolongado, este episódio de precipitação forte poderá dar origem a escorrência superficial considerável das águas pluviais em zonas íngremes e em solos queimados, devido à sua lenta infiltração».

Adicionalmente, e dependendo da intensidade local da precipitação, «poderá ocorrer redução de visibilidade e, em meios urbanos, poderão ocorrer cheias rápidas».

No Algarve, sobretudo nas zonas ribeirinhas, há que ter atenção às marés, que nesta altura de Setembro são mais altas e, se coincidirem com períodos intensos de chuva, podem causar ou agravar eventuais inundações.

O IPMA salienta ainda que «devido à incerteza associada às quantidades de precipitação acumulada e à sua localização, recomenda-se o acompanhamento da previsão e avisos meteorológicos para os próximos dias».

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) já emitiu um aviso à população respeitante a Condições Meteorológicas Adversas (Chuva Intensa e Vento Forte).

 



Comentários

pub