«Grande algarvio e herói nacional», Gago Coutinho já dá nome ao Aeroporto de Faro

Centenário da primeira travessia aérea do Atlântico Norte, feita por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, comemora-se este ano

Gago Coutinho, «militar e cientista ilustre, grande algarvio e herói nacional», já dá nome ao Aeroporto de Faro. A cerimónia oficial de rebatização desta infraestrutura «de crucial importância para a economia algarvia e nacional» aconteceu na manhã desta quarta-feira, 7 de Setembro, com a presença do primeiro-ministro. 

António Costa chegou – e partiu – de avião (um deles, um KC-390 que Portugal vai comprar à Força Aérea Brasileira) para presidir à cerimónia de denominação oficial do Aeroporto Internacional Gago Coutinho.

A data escolhida, como explicou, não foi «coincidência». É que, este ano, comemora-se o centenário da primeira travessia aérea do Atlântico Norte, feita por Gago Coutinho e Sacadura Cabral.

 

 

Além disso, é também hoje, dia 7 de Setembro, que se assinala o bicentenário da independência do Brasil, país onde os dois aviadores portugueses chegaram a 17 de Junho de 1922, depois de terem partido, a 30 de Março, de Lisboa.

O almirante Gago Coutinho, com raízes familiares em São Brás de Alportel, foi o navegador dessa aventura de 4500 milhas náuticas (8300 quilómetros). A pilotar o hidroavião estava o comandante Sacadura Cabral.

No seu discurso, o primeiro-ministro realçou o «importante contributo destes notáveis aviadores portugueses» que, numa «empreitada feita de ousadia, heroísmo e inovação», cruzaram o Atlântico.

 

Martins Guerreiro e António Costa

 

Para António Costa, dar o nome de Gago Coutinho ao antigo Aeroporto Internacional de Faro é uma iniciativa de «elevado valor simbólico» que, «em boa hora» foi proposta pela AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve.

É que, considerou, esta é uma «infraestrutura de crucial importância para a economia algarvia e nacional».

O chefe do Governo também aludiu ao facto de esta renomeação acontecer num «ano fortemente marcado pela recuperação sustentada do turismo em Portugal e muito especialmente no Algarve».

Este foi um dia «feliz» para o grupo de cidadãos que há muito ambicionava que Gago Coutinho desse o nome ao Aeroporto de Faro.

Martins Guerreiro, capitão de Abril, era um dos rostos desse grupo de pessoas, que também inclui algarvios como Carlos Brito, Afonso Dias e Luís Filipe Madeira, todos deputados à Assembleia Constituinte.

Em declarações ao Sul Informação, Martins Guerreiro mostrou-se «muito satisfeito» por este desejo ter sido cumprido.

«É um dia muito feliz para todos, para o Algarve e para Faro também. Com o nome Gago Coutinho, este Aeroporto vai ter uma projeção internacional ainda maior», considerou.

 

A cerimónia contou também com as presenças de Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e Habitação, Helena Carreiras, ministra da Defesa, dos Chefes de Estado Maior da Armada, Força Aérea e Exército, autarcas e titulares de cargos políticos da região e entidades nacionais da aviação civil e comercial.

Esteve também presente Nicolas Notebaert, CEO da VINCI Concessions e presidente da VINCI Airports, que, em declarações aos jornalistas, apresentou o compromisso de, em 10 anos, os aeroportos portugueses «terem zero emissões de carbono».

«Como país, isso significa que Portugal pode vir a ser o primeiro na Europa e Mundo a ser neutral em emissões de carbono», concluiu.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 



Comentários

pub