Faro vai reduzir número de parques infantis devido à «constante vandalização»

Câmara de Faro quer retirar 17 dos 38 parques infantis existente na via pública por estarem «constantemente vandalizados»

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

A Câmara Municipal de Faro vai retirar 17 dos 38 parques infantis públicos existentes, que estão, na sua maioria e segundo a autarquia, «bastante próximos de outros parques» e são «constantemente vandalizados». A confirmação foi dada ao Sul Informação por fonte oficial, mas a notícia não é do agrado de todos. 

Questionado pelo nosso jornal sobre se esta será a única solução, o gabinete do presidente Rogério Bacalhau afirma que «tendo em conta que se torna impossível garantir boas condições e segurança de todos os 62 parques infantis existentes [24 nos recintos escolares e os restantes na via pública], o Município acredita que será uma mais-valia apostar em espaços de qualidade e grandes parques infantis em zonas que poderão potenciar o desenvolvimento das atividades de motricidade infantil com várias valências, em detrimento de pequenos espaços».

Contudo, alguns munícipes com quem o nosso jornal falou não concordam que esta seja a solução.

António Lacerda, diretor da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, tem sido uma das vozes ativas quanto à falta de espaços para as crianças na cidade e realça que, «além de haver parques infantis fechados há algum tempo», os que estão abertos estão «muito mal cuidados e sujos», não transmitindo segurança.

«Acabar com os equipamentos não pode ser uma solução. Solução seria apostar na sua reabilitação e manutenção. Faro tem muito poucas coisas para as crianças. Muitas pessoas dizem que esta é uma cidade que só investe nas festas porque realmente é o que transparece», disse António Lacerda ao Sul Informação.

Margarida Cristo, professora da Universidade do Algarve, também já se havia manifestado sobre o tema, lamentando a falta de locais para levar os seus netos, mas defende que, se a redução dos parques «servir para manter e arranjar os outros que ficam, provavelmente será uma boa medida».

Em declarações ao nosso jornal, reitera que de nada serve arranjar se depois não houver vigilância.

«Além da instalação, é preciso haver manutenção e muitos dos problemas de abandono dos parques que agora vão ser fechados é também por falta de manutenção e vigilância. Eu sei que não pode haver um polícia para cada cidadão, mas, se houver algum reforço na manutenção das coisas – e se as pessoas virem que está a haver um esforço -, se calhar começa a haver também menos situações dessas», defende a professora, referindo que, no parque junto ao fórum, chegou a encontrar seringas.

A falta de manutenção dos parques fez, aliás, com que a ASAE já tivesse multado a Câmara de Faro, há cerca de cinco anos.

Numa passagem pelo Jardim da Alameda de Faro, recentemente renovado, que conta com um dos parques infantis mais diversificados e modernos da cidade, o Sul Informação falou com mais um cidadão que revelou também não concordar com a intenção da Câmara de desativar 17 dos 38 espaços dedicados às crianças.

 

Parque Infantil do Jardim da Alameda. Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

«A manutenção é muito importante, nenhuma Câmara pode montar parques e depois só se lembrar deles ao fim de anos. Anualmente, mensalmente ou semestralmente, tem de haver uma equipa que faça o seu trabalho. Este parque infantil do Jardim da Alameda é um dos que está melhor porque é novo, espero que agora façam a manutenção disto, porque senão vai ficar igual aos outros», diz Inocêncio Santos, que naquele dia se encontrava no Jardim da Alameda com a neta.

O munícipe considerou ainda que a Câmara deveria não só recuperar os parques existentes, como «criar mais e melhores».

Quanto à manutenção e à possibilidade de apostar em mais segurança, a Câmara de Faro disse ao nosso jornal que é «impossível para o Município garantir a segurança permanente, 24 horas por dia, para cada um dos 62 parques atualmente existentes», já que tem havido «parques infantis vandalizados diariamente, e, por vezes, apenas horas após serem reparados».

 

Estes serão os parques infantis retirados

 

Além disso, a autarquia acredita que «existem poucos espaços para jovens com mais de 12 anos» e, por isso, nas zonas onde vão ser desativados parques infantis, poderão vir a existir «equipamentos destinados a este público, nomeadamente equipamentos de street workout, mesas de ténis de mesa, entre outros».

«Ao mesmo tempo, estamos também a trabalhar na requalificação dos parques existentes, quer através da melhoria dos equipamentos, quer acrescentando-lhes mais valias», garantiu o gabinete do presidente.

Assim, ficarão na cidade 45 parques infantis, 25 nos espaços escolares e 20 na via pública. Além disso, a Câmara diz que está prevista a construção de «três grandes parques em Faro, no Parque de Lazer das Figuras, na requalificada Mata do Liceu, no futuro parque verde do Vale da Amoreira, e ainda o aumento das valências do parque infantil existente na Alameda João de Deus».

Questionado sobre o facto de até o Jardim da Alameda (recentemente renovado) ter já zonas vandalizadas, o gabinete da autarquia diz que «poderá ser reforçada a segurança, mas o problema vem sempre da formação cívica das nossas crianças, jovens e adultos. É impossível estar 24 horas a controlar cada canto da cidade».

 

Fotos: Mariana Carriço | Sul Informação



Comentários

pub