Faro comemora Dia da Cidade com homenagem a ex-autarcas e a Gouveia e Melo

Sessão solene acontece a partir das 10h15 no Teatro das Figuras

Faro assinala esta quarta-feira, 7 de Setembro, o Dia da Cidade, com uma homenagem a quatro antigos presidentes e a entrega da Chave da Cidade ao almirante Gouveia e Melo, chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional.

O programa oficial de comemorações do Dia do Município tem início já esta terça-feira, dia 6 de Setembro, às 19h30, com a inauguração da exposição de fotografia “Vozes fora da guerra”, da autoria de Serei Stakhnyk, fotógrafo de origem ucraniana a viver em Faro há 26 anos que retrata famílias de refugiados da Ucrânia.

A exposição, organizada pela ALFA – Associação Livre de Fotógrafos do Algarve, vai ficar patente no Jardim Manuel Bivar durante três meses.

Para terminar de assinalar o arranque das comemorações do Dia da Cidade, o Largo da Sé recebe, também esta terça-feira, a partir das 21h30, um concerto da fadista Cuca Roseta.

Já no Dia do Município, as comemorações oficiais têm início às 8h45 com o tradicional Hastear de Bandeiras, junto aos Paços do Concelho, seguindo-se, às 09h00, na Igreja da Sé, uma missa de sufrágio pelos funcionários e servidores da Câmara Municipal de Faro.

A partir das 10h15, tem lugar no Teatro das Figuras a sessão solene, que ficará marcada pelas homenagens a funcionários, bem como personalidades e entidades coletivas, com destaque para quatro ex-presidentes: José Vitorino, José Apolinário, Macário Correia e Luís Coelho.

Serão ainda distinguidos com a atribuição de medalhas, ao abrigo do regulamento das distinções honoríficas do Município, Artur Nunes da Silva “chefe Artur” da PSP, Arquente – Associação Cultural, Hotel AP Eva Sense,; João José Gago Horta (a título póstumo), João Amaro (Tertúlia Algarvia), Maria Cabral e Ricardo Colaço.

No âmbito da cerimónia será ainda atribuída a chave de honra da cidade de Faro ao chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional (CEMA), Almirante Henrique Gouveia e Melo.

Depois da cerimónia, às 12h30, igualmente com a presença do CEMA, tem lugar no Largo de São Francisco a inauguração do Memorial em homenagem aos pescadores de Faro que salvaram náufragos durante a II Guerra Mundial.

Da parte da tarde, vão ter lugar os descerramentos de várias novas placas toponímicas: Praça José Marciano Nobre, às 15h00, Praça José Matos Junça, às 15h20, Praça Joaquim Carvalho Afonso, às 15h40 e Praça Geleate Canau, às 16h00.

A partir das 17h10, tem lugar a inauguração do novo Centro de Alojamento de Emergência Social (CAES) de Faro, projeto coordenado pelo Movimento de Apoio a Problemática Sociais (MAPS) que conta com apoio do Município. A inauguração destas novas instalações, no Patacão, vai contar com a presença de Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança.

De seguida, a partir das 17h50, tem lugar a inauguração da nova horta comunitária de Faro, no Patacão, um projeto do Município que conta com a colaboração da Direção Regional de Agricultura do Algarve.

As celebrações do Dia do Município terminam com a inauguração de dois projetos da primeira edição do Orçamento Participativo de Faro: o
Futebol Lab, do Clube Desportivo de Montenegro, às 18h20, e dos polidesportivos reabilitados do São Pedro Futsal no Jardim da Alameda, a partir das 19h20.

 



Comentários

pub