Faro: Ciclo de palestras ensina idosos a agir em situações de emergência

Primeira sessão será já amanhã

Preparar a população com mais de 60 anos para situações de emergência é o objetivo de um ciclo de palestras que a Biblioteca Municipal de Faro, em parceria com o Serviço Municipal de Proteção Civil, vai lançar amanhã, dia 27 de Setembro.

O ciclo “Proteção Civil – saber mais para estar mais protegido” integra palestras «adaptadas ao público sénior, promovendo a prevenção de riscos coletivos e contribuindo para tornar a comunidade local mais segura e resiliente», segundo a Biblioteca de Faro.

Nas sessões, que acontecerão sempre às 15h00, será apresentado o Serviço de Proteção Civil, «assim como o seu projeto Academia Sénior de Proteção Civil, convidando todos os participantes a serem agentes ativos da cultura de segurança».

«A preparação para a emergência face a uma situação de acidente é tão importante para os que trabalham na área do socorro, como para o cidadão que, informado dos riscos que corre, poderá atuar de forma adequada na sua proteção e na colaboração com as entidades de socorro», enquadra a Biblioteca de Faro.

Os temas abordados no dia 27 de Setembro, serão “Como fazer chamada de emergência para 112?” e “Queimas/ fogueiras em segurança, como fazer?”.

No dia 14 de Outubro será assinalado o Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes com o tema “Como me preparar para estar mais seguro?”.

“Chuvas, cheias e inundações: como prevenir e como participar ativamente para conseguir uma comunidade mais resiliente?” será a temática de dia 9 de Novembro, enquanto no dia 14 de Dezembro será abordada a temática das “Festas natalícias: atenção redobrada ao pinheiro de Natal e às chaminés”.

As sessões são de entrada livre e gratuita, dirigidas ao público com mais de 60 anos, assim como às várias instituições de apoio à 3ª idade concelho de Faro.

Esta parceria surge no âmbito do projeto “Histórias Contadas Sorrisos Partilhados”, «que pretende combater a exclusão dos idosos, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida e insere-se nas metas de sustentabilidade da Agenda 2030, definidas pelas Nações Unidas».

 

 

 



Comentários

pub