Dois enfermeiros fotografaram “A Pandemia pelo Olhar dos Cuidados de Saúde”

Os enfermeiros Miguel Gonçalves e Lília Nunes Reis são os autores das fotografias que agora se mostram no Mar Shopping

Foto de Miguel Gonçalves

A exposição de fotografia “A Pandemia pelo Olhar dos Cuidados de Saúde”, organizada pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, abre amanhã, dia 16 de Setembro, às 17h00, no Mar Shopping Algarve, em Loulé, podendo ser vista até dia 29.

A mostra procura retratar os momentos vividos nas unidades do Serviço Nacional de Saúde da região, ao longo de mais de dois anos de pandemia de COVID-19.

«Este retrato fidedigno do que foram estes tempos de pandemia acaba por adquirir o formato de uma reportagem fotográfica e tem a particularidade de nascer pela lente de dois profissionais de saúde – Miguel Gonçalves, fotógrafo e enfermeiro no Centro Hospitalar Universitário do Algarve (Unidade de Faro), e Lília Nunes dos Reis, fotógrafa por paixão e enfermeira especialista em Enfermagem Comunitária na Unidade de Saúde Pública do Agrupamento dos Centros de Saúde Algarve I – Central», explica a ARS.

Pelo olhar da lente de Miguel Gonçalves, «somos transportados para o interior da UCI – Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Faro, por onde passaram os doentes com situação médica mais preocupante».

Por seu lado, a enfermeira Lília Nunes Reis «faz-nos recordar todo o processo desenvolvido numa linha de proximidade com o utente – a realização de testes para detecção do vírus, o “novo” quotidiano dos serviços e o processo de vacinação, um dos marcos mais importantes nesta “batalha” contra a Covid-19».

A exposição integra as comemorações do Dia do Serviço Nacional de Saúde (assinalado hoje, 15 de Setembro).

A inauguração, às 17h00 de amanhã, contará com a presença de Paulo Morgado, presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Paulo Lopes e Virgínia Andrade, em representação do centro comercial Mar Shopping Algarve, e ainda dos enfermeiros e fotógrafos Miguel Gonçalves e Lília Nunes dos Reis.

Foto de Lília Nunes dos Reis

 



Comentários

pub