Cristóvão Norte dá viagens a Bruxelas em troca de assinaturas na petição pelo novo hospital

As viagens em causa foram disponibilizadas por um deputado europeu

Cristóvão Norte – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Uma viagem ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, com estadia incluída, paga pela União Europeia, é o prémio que Cristóvão Norte, o presidente do PSD Algarve, está a oferecer a quem conseguir recolher mais assinaturas para a petição “Novo Hospital Central do Algarve Já”, que o próprio lançou em Agosto, na Festa do Pontal.

Contactado pelo Sul Informação, Cristóvão Norte disse que a ideia surgiu «da circunstância dos deputados europeus disporem de um certo número de viagens por ano e de poderem convidar quem quiserem».

Um eurodeputado «disponibilizou algumas dessas viagens» a Cristóvão Norte, que as decidiu oferecer.

«Quer conhecer o Parlamento Europeu? Para as 5 pessoas que reunirem mais assinaturas para a petição “Novo Hospital Central do Algarve Já” que lancei recentemente, oferece-se viagem, com estadia incluída, em visita ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, entre 28 e 30 de Novembro», lê-se numa publicação na página de Facebook do antigo deputado social-democrata.

«Eu entendi que a melhor forma dessas viagens terem significado é pô-las ao serviço da comunidade», justificou o líder regional do PSD, que assegura estar a promover a petição, «em primeiro lugar, enquanto cidadão».

«Esta é uma causa transversalmente reconhecida no Algarve e no país. O consenso social e político é incontroverso. Entendi que era uma forma de relacionamento com a sociedade civil e de aprofundamento da democracia, premiar aqueles que se dedicassem de forma mais empenhada a esta causa», defendeu, nas suas declarações ao Sul Informação.

«Acho que esta é uma matéria do Algarve. Não é de nenhum cidadão em particular, nem de nenhum partido, nem nada disso», reforçou.

Questionado sobre se este não era um sinal de que a recolha de assinaturas não estava a correr como o esperado, Cristóvão Norte desvalorizou.

«Nós lançámos a petição há cerca de um mês, na Festa do Pontal, onde recolhemos cerca de mil assinaturas. Mais tarde, à porta do Festival F, recolhemos mais 440. Anteontem, foi lançada a petição online, que já tem 230 assinaturas», disse.

O «patamar mínimo» são as 7500 assinaturas, o número suficiente para garantir que a construção do novo Hospital Central do Algarve seja discutida em plenário na Assembleia da República.

«Quanto mais recolhermos, melhor. Mas não há um prazo definido. Sei por experiência própria que o processo de recolha de assinaturas é muito difícil, as pessoas muitas vezes têm receio de dar os seus dados», concluiu Cristóvão Norte.

 

 



Comentários

pub