Congresso internacional fala de cultura de fronteira e património em Alcoutim e Sanlúcar

Nos dias 23 e 24

Cultura de fronteira e património será o tema de um Congresso Internacional que a vila de Alcoutim e a sua vizinha espanhola Sanlúcar de Guadiana vão acolher nos dias 23 e 24 de Setembro.

Este evento, organizado pela Universidade Pablo de Olavide, de Sevilha, e pelos dois municípios anfitriões, com o apoio das Universidades de Évora e do Algarve, marca o final de um projeto de investigação denominando “Projeto de I+D+I Património Cultural e Memórias Fronteiriças no Sul Ibérico”, realizado durante os anos 2020, 2021 e 2022.

Esta iniciativa visou «promover o estudo dos territórios fronteiriços através de um trabalho de cooperação e o envolvimento das diferentes experiências de investigação e intervenção em heranças transfronteiriças», segundo a Câmara de Alcoutim.

«Durante os dois dias do congresso serão apresentados estudos de investigação e experiências em vários temas relacionados com a fronteira», nomeadamente: Paisagens e Arquiteturas Transfronteiriças; Património da cultura de fronteira: contrabando, movimentos populacionais, comércio transfronteiriço, afinidade e amizade; Turismo fronteiriço e revitalização do património nas zonas despovoadas; e Iniciativas e projetos de cooperação fronteiriça: dinamização cultural e despovoamento.

A encerrar o congresso, às 19h00 de sábado dia 24, será promovido na Praça da República de Alcoutim o espetáculo musical “Coplas e Fado”, aberto às populações das duas vilas, com os cantores Mónica Severino e Sérgio Rodriguez, acompanhados dos acordeonistas David Duarte e Rodrigo Maurício.

O programa completo do Congresso Internacional de Cultura de Fronteira e Património pode ser consultado seguindo este link, através do qual também se pode efetuar a inscrição no evento.

 

 



Comentários

pub