Comemorações em Honra da Nossa Senhora da Luz enchem ruas de Lagoa

Festa regressou depois de dois anos de interregno devido à pandemia

O programa religioso das comemorações em Honra da Nossa Senhora da Luz decorreu nos dias 7 e 8 de Setembro e voltou «a encher por completo a igreja matriz de Lagoa e as ruas da cidade», revela a autarquia em nota. 

As festas regressaram depois de dois anos de interregno devido à pandemia e começaram no dia 7 com a Eucaristia Vespertina. Já no dia 8 realizou-se a Eucaristia Matutina, às 9h00, e a Eucaristia Solene, seguida da procissão com a Imagem Padroeira da Nossa Senhora da Luz, com a participação da Banda Filarmónica de Silves e da Fanfarra do Agrupamento 511 de Lagoa.

A Eucaristia Solene foi presidida pelo Cardeal Jean-Claude Hollerich, que é arcebispo do Luxemburgo, presidente da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia e relator geral do Sínodo dos bispos.

A noite terminou em festa, no largo do Auditório Municipal Carlos do Carmo, com a atuação da banda GNR, que subiu ao palco perto das 22h30 para tocar os grandes sucessos acompanhados de fogo de artificio.

Paralelamente ao programa religioso, decorre o programa cultura, integrado nas comemorações em Honra da N. S. da Luz, padroeira de Lagoa, e ao feriado municipal, que se iniciou dia 7 de Setembro com a inauguração da exposição do Centenário do Farol de Alfanzina 1920-2020 “Um século a alumiar a costa” e terminou no dia 10 com a cerimónia de entrega do Prémio Literário Santos Stockler 2020/21 e o concerto de abertura do 9º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa, com o Grupo Fernando Barroso Band.

«Em nome do Município agradeço à paróquia de Lagoa e as todos os envolvidos nas Festas em Honra da N.S. da Luz pelo sucesso que foram e pela forma como decorreram, nunca esquecendo, e em primeiro lugar, aos funcionários do Município. Como é bom estarmos de volta. A todos, um obrigado”, declarou Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

 



Comentários

pub