Chuva volta ao Algarve e Alentejo na segunda-feira

Segundo o IPMA

A chuva deverá voltar ao Sul do país na segunda-feira, dia para o qual estão previstos «períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas e rajadas fortes» no Algarve e no Alentejo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Este quadro meteorológico é válido para as regiões Centro e Sul, ao longo de todo o dia, e na região Norte a partir da tarde.

No dia 12, o vento deverá «soprar fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, soprando por vezes forte (até 40 km/h), com rajadas até 65 km/h, na faixa costeira ocidental, e sendo moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas, com rajadas até 75 km/h».

O IPMA prevê ainda uma «pequena subida da temperatura mínima» e uma «descida da temperatura máxima».

As condições que se adivinham para os próximos dias, que devem manter-se até final da próxima semana, estão ligadas as ciclone extratropical Danielle, que se deverá aproximar da Península Ibérica a partir da tarde de Domingo dia 11, «originando uma alteração significativa do estado do tempo no continente».

À depressão, um «ex-furacão», segundo o IPMA, «estão associadas massas de ar quente e instáveis, com elevado conteúdo em vapor de água», que vão originar «períodos de chuva ou aguaceiros no litoral a norte do Cabo Espichel, que serão por vezes fortes, acompanhados de trovoadas e rajadas fortes a partir da madrugada de dia 12», altura em que chegará ao Sul do país.

Este cenário de precipitação «deverá manter-se ao longo da semana, embora com menores quantidades a partir de dia 14».

 

 

 

 



Comentários

pub