CHUA alarga intervenção da equipa de apoio psicossocial a idosos

A quatro Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas da região do Algarve,

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) vai alargar a atividade de apoio psicológico, que existe desde 2018 no CHUA, a quatro Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas da região do Algarve (ERPI). 

De acordo com o centro hospitalar, as estruturas apoiadas serão a ERPI da Santa Casa da Misericórdia de Faro, ERPI Torre de Natal, ERPI Candeias Neto e ERPI Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão (ACASO).

A apresentação do projeto «Apoio Emocional, Social e Espiritual em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas», bem como a assinatura dos respetivos convénios entre as entidades, vai decorrer amanhã, 2 de Setembro, às 11h00, na Unidade Hospitalar de Faro do CHUA.

A cerimónia vai contar com a presença do conselho de administração e da Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS) do CHUA, representantes da Fundação “la Caixa”, da Segurança Social, da Ordem dos Psicólogos, do Serviço de Psicologia do CHUA, da Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS Algarve) e dos responsáveis das ERPI’s.

“Com a assinatura destes convénios iremos passar a disponibilizar o apoio de psicólogo para atividade nestas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, tendo como objetivo oferecer um apoio integral aos residentes com doenças avançadas, às suas famílias, bem como aos profissionais das instituições, assegurando ainda um acompanhamento psicossocial e espiritual», explica Giovanni Cerullo, diretor técnico da EAPS CHUA.

Desde Novembro 2018, o CHUA é uma das entidades recetoras do Projeto de Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas no âmbito do programa Humaniza da Fundação “la Caixa”, com a constituição de uma Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS CHUA), integrada por um total de cinco profissionais e um diretor técnico, que tem o objetivo o Apoio Psicossocial aos doentes e famílias com doenças avançadas, seguidos em cuidados paliativos pelas Equipas de Cuidados Paliativos do CHUA e pelas Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos do ACES Barlavento e Central.



Comentários

pub