CCDR Algarve participa no Blue Innovation Forum no contexto do Projeto Atlazul

Instituições públicas e privadas da Argélia, Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal e Noruega partilham experiências

As potencialidades do projeto Atlazul e as vantagens da partilha de boas práticas, permitindo identificar desafios e oportunidades foram alguns dos aspetos sublinhados por José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, na abertura do Blue Innovation Forum, que reúne, ao longo de dois dias, parceiros dos projetos apoiados pelos fundos europeus nos domínios da Economia e do Crescimento Azul.

Apolinário destacou ainda a importância da criação de redes que promovam a especialização inteligente da área transfronteiriça e o desenvolvimento de ações inovadoras no campo das políticas de Crescimento Azul.

Organizado pelo Campus de Excelência Internacional do Mar (CEI.MAR) na Faculdade de Medicina da Universidade de Cádis, o encontro decorre em formato híbrido e visa apoiar e consolidar as parcerias estabelecidas através das Alianças de Inovação do Atlântico (ATLAZUL) e do Mediterrâneo (BLUEBIOMED), contribuindo para a partilha de conhecimentos, experiências e estratégias.
.
Nestes dois dias, representações da DG MARE da Comissão Europeia e de instituições públicas e privadas da Argélia, Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal e Noruega vão partilhar especificidades das estratégias europeias e de cada iniciativa transnacional, políticas para impulsionar projetos inovadores, desafios, modelos e oportunidades da economia azul e estratégias regionais de especialização inteligentes.

O CEI.MAR é um consórcio estratégico de universidades, centros de investigação e empresas da Andaluzia, Algarve e Alentejo e do norte de Marrocos, sendo considerada a maior agregação científica e empresarial nos domínios da Economia Azul da Península Ibérica e uma das maiores do mundo.

Desde Julho, a Universidade do Algarve integra a Universidade Europeia dos Mares (SEA-EU), coordenada pela academia de Cádis.

 

 

 



Comentários

pub