Castro Marim lança nova bolsa de mérito e alarga apoios educativos

A componente de apoio à família vai ser alargada

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

A Câmara de Castro Marim vai lançar uma nova bolsa de mérito e investigação e também vai passar a financiar a 100% os passes escolares aos estudantes do concelho, incluindo ensino secundário e do ensino profissional. 

Estas são algumas das novidades para o novo letivo, mas há mais.

A atribuição de bolsas de estudo a agregados mais carenciados é realizada a estudantes de ensino secundário e superior, sendo que têm agora de fazer prova do pedido de bolsa também através dos serviços académicos da universidade.

«Passa a ser condição de não admissão a falta de articulação com os serviços sociais das respetivas universidades», explica a Câmara de Castro Marim.

A estas acrescem novas bolsas para o mérito e investigação (candidaturas até 31 de Outubro), independentes da condição social.

«A introdução de novas modalidades de apoio é uma iniciativa que procura uma maior justiça na atribuição das bolsas de estudo, mas também um reconhecimento municipal a alunos que se destacam pelos resultados escolares», diz a autarquia.

As bolsas de investigação têm um processo autónomo e podem ser atribuídas em função dos despachos municipais que sairão anualmente.

Além das bolsas de estudo, a autarquia castromarinense oferece os livros de fichas (Português, Matemática, Estudo do Meio e Inglês) a todos os alunos do 1º ciclo que frequentem o Agrupamento de Escolas de Castro Marim.

No total, serão cerca de 300 os alunos abrangidos por esta iniciativa.

A Câmara de Castro Marim divulgará, posteriormente, o período de entrega dos livros de fichas, «advertindo que, uma vez que já está garantido este apoio, não haverá depois lugar a reembolsos para os encarregados de educação que optem por comprá-los».

De novo, serão financiadas as refeições a todos os alunos dos escalões A e B do 1º ciclo, assim como, aumentados os auxílios económicos para aquisição de material escolar do 1º ao 3º ciclo do Ensino Básico.

A autarquia também vai assegurar a componente de apoio à família num horário mais alargado, para crianças que frequentem o ensino pré-escolar: 8h00 às 18h30.

Ao abrigo do novo regulamento, o Município passará «a financiar 100% dos passes escolares aos estudantes do concelho, incluindo ensino secundário e do ensino profissional que utilizem transporte público coletivo».

Por fim, no âmbito das transferências de competências das escolas para as autarquias, o Município de Castro Marim alargou a sua oferta educativa e, em articulação com o agrupamento de escolas, «passa a dar uma resposta efetiva às Atividades de Enriquecimento Curricular AECS, disponibilizando técnicos da autarquia».

 



Comentários

pub