Capitão-de-fragata Alexandre Algarvio é o novo Capitão do Porto de Olhão

Assume também o Comando Local da Polícia Marítima de Olhão

O capitão-de-fragata Alexandre Algarvio é o novo Capitão do Porto e Comandante Local da Polícia Marítima de Olhão, tendo tomado posse esta manhã, pelas 11h00, numa cerimónia que decorreu junto à Estação Salva-Vidas daquela cidade.

O evento foi presidido pelosubdiretor-geral da Autoridade Marítima e 2.º comandante-geral da Polícia Marítima, contra-almirante Noronha Bragança,  contando com a presença de diversas entidades civis e militares.

O comandante Alexandre Algarvio rende no cargo o Capitão-de-fragata André Cardoso de Morais.

 

Biografia do novo Capitão do Porto de Olhão

O capitão-de-fragata Alexandre Rogério da Silva Algarvio nasceu em Santiago do Cacém a 13 de março de 1980.

A 12 de Outubro de 1998, ingressou na Escola Naval, tendo concluído a Licenciatura em Ciências Militares Navais – Ramo de Marinha, em 2003.

Em setembro de 2003, embarcou no navio-patrulha Zaire, onde exerceu os cargos de Chefe do Serviço de Navegação, Chefe do Serviço de Artilharia e Chefe do
Serviço de Comunicações. A partir de março de 2004, assumiu as funções de Oficial Imediato.

Entre setembro de 2005 e setembro de 2007, comandou a lancha de fiscalização Cisne, especializando-se de seguida em Comunicações.

Concluída a especialização, foi colocado na Escola de Tecnologias Navais como Chefe do Gabinete de Organização das Comunicações e Sistemas de Informação até 2010, onde lecionou matérias relacionadas com a Organização e Segurança das Comunicações e Sistemas de Informação e foi o diretor dos Cursos de Especialização de Oficiais em Comunicações e dos Cursos de Formação de Sargentos em Comunicações.

Entre 2010 e 2012, foi colocado no Comando Operacional dos Açores, em Ponta Delgada, São Miguel, como Chefe da Área de Comunicações e Sistema de Informação, Chefe do Centro de Comunicações e Chefe do Sub Registo, onde foi responsável pelas comunicações e sistemas de informação conjuntas das Forças Armadas na Região Autónoma dos Açores.

Em 2012, regressou à Escola de Tecnologias Navais como Chefe do Gabinete de Organização das Comunicações e Sistemas de Informação até 2014, onde desempenhou funções similares ao período entre 2008 e 2010.

Paralelamente, entre 2012 e 2014, integrou o Estado-Maior da Força Naval Portuguesa (PRTMARFOR) exercendo as funções de responsável pelas Comunicações e Sistemas de Informação daquela força, tendo participado em diversos exercícios de âmbito naval e conjunto.

Frequentou o Curso de Promoção a Oficial Superior, no Instituto Universitário Militar, no ano letivo de 2014/2015, seguido de uma comissão no Comando Naval entre 2015 e 2017, como Chefe do Protocolo onde organizou e colaborou na organização de diversas cerimónias militares de âmbito naval e conjunto, eventos e
visitas de entidades civis e militares, nacionais e estrangeiras, à Marinha, tendo também acompanhado as visitas de navios de guerra estrangeiros a Portugal.

Entre 2017 e 2020, prestou serviço na Divisão de Relações Externas do Estado-Maior da Armada, como Chefe da Área da Representação, Diplomacia e Protocolo, onde foi responsável pelo protocolo das cerimónias e eventos da Marinha, pela organização de cerimónias da Marinha e Conjuntas, pelo estabelecimento de relações com as autoridades diplomáticas estrangeiras acreditadas em Portugal, nomeadamente Adidos de Defesa e Militares, e pelo processamento de autorizações diplomáticas dos navios de Estado e de guerra estrangeiros que pretendem visitar Portugal.

No período de 2020 a 2021, foi colocado no Gabinete do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas como Adjunto para o Protocolo, onde foi responsável pela organização e protocolo de diversas cerimónias militares e eventos de âmbito Conjunto e Combinado, e visitas de entidades civis e militares, nacionais e estrangeiras.

Após uma passagem de 8 meses no Instituto Hidrográfico como Chefe da Divisão de Recursos Humanos, frequentou o curso de “Aperfeiçoamento em Autoridade Marítima”, na Escola da Autoridade Marítima, tendo sido nomeado para o cargo de Capitão do Porto de Olhão e Comandante Local da Polícia Marítima de Olhão.

Na sua folha de serviço constam diversos louvores e as seguintes condecorações: Medalha de Serviços Distintos – Grau Prata, Medalha da Cruz de São Jorge – 2.ª Classe, Medalha da Cruz Naval – 2.ª Classe, Medalha da Cruz Naval – 3.ª Classe, Medalha de Comportamento Exemplar – Grau Prata e Médaille de la Défense Nationale – Échelon Bronze – Agrafe Marine Nationale.

Foi promovido ao posto de capitão-de-fragata em 31 de dezembro de 2020.

O capitão-de-fragata Alexandre Rogério da Silva Algarvio é casado, tem dois filhos e vive nos Montes de Alvor

 

 



Comentários

pub