Câmara de Loulé emite nota de pesar pela morte de Vítor Tenazinha

«É, de facto, uma imagem de marca do ciclismo de Loulé em todo o País», salienta a Câmara de Loulé

A Câmara Municipal de Loulé divulgou esta tarde uma nota de «profundo pesar pelo falecimento de Vítor José Tenazinha Sousa, membro da comunidade louletana que marcou fortemente o panorama do desporto não só do concelho, mas também de todo o País».

Na sua nota, a autarquia recorda que Vítor Tenazinha nasceu a 25 de outubro de 1941, em Boliqueime.

Desde cedo que mostrou propensão para o ciclismo. Tinha apenas 17 anos quando se inscreveu como individual no circuito para “Populares” efetuado em Boliqueime e do qual saiu vencedor.

Dado o excelente desempenho nesta prova, logo foi pretendido pelo Louletano, onde iniciou a sua carreira oficial, em 1957, na categoria de “Amador-Júnior”.

Ciclista combativo, Vítor Tenazinha obteve sempre ótimas classificações e venceu etapas em grandes prémios e na “Volta a Portugal”. Chegou a fazer parte da Seleção Portuguesa que disputou a “Volta a Espanha”, em 1962.

Em 1965, última temporada em que representou o Louletano, foi selecionado para a “Volta ao Futuro” (França) e obteve o 11.º lugar na “Volta a Portugal”.

Passou depois pelo Benfica, ao lado de ciclistas como Peixoto Alves, Francisco Valada, Fernando Mendes, Américo Silva, e afirmou-se no Sporting, desfilando vitoriosamente com João Roque, Leonel Miranda, Sérgio Páscoa, Firmino Bernardino e Joaquim Agostinho.

 

 

Terminada a sua carreira, emigrou para os Estados Unidos, tendo regressado à sua terra natal para investir em Vilamoura e Quarteira.

Em 1994, foi agraciado pela Câmara Municipal de Loulé com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Bronze.

Dos mais notáveis corredores do seu tempo, deixou uma grande marca na combatividade e também na sua classe como ciclista. Nos últimos 15 anos, sempre que a equipa de ciclismo profissional do Louletano Desportos Clube fez a sua apresentação, Vítor Tenazinha era um dos ciclistas convidados para ir ao pódio, como exemplo para os corredores que iam competir na Volta a Portugal. «É, de facto, uma imagem de marca do ciclismo de Loulé em todo o País», salienta a Câmara de Loulé.

Por isso, a Autarquia afirma lamentar «profundamente a perda deste cidadão e atleta que marcou a vida e a história da comunidade e que, por isso, ficará para sempre na nossa memória coletiva».

Aos amigos e familiares, a Câmara de Loulé endereça as suas mais sentidas condolências.

 

 



Comentários

pub