Câmara de Faro lamenta morte de Artur Ricardo, chefe da Sala de Operações do CDOS

Foi 2º Comandante dos Bombeiros Cruz Lusa de Faro

A Câmara Municipal de Faro emitiu esta tarde uma nota lamentando «profundamente o falecimento de Artur Jorge Vieira Ricardo, 2° Comandante do Quadro de Honra da Associação Humanitária de Bombeiros de Faro Cruz Lusa».

Admitido na Corporação de Bombeiros de Faro Cruz Lusa em 1986 como cadete, Artur Ricardo progrediu na carreira de bombeiro até à categoria de Subchefe, a que chegou em 1999.

Tendo em conta o seu valor e as suas competências, foi nomeado para o cargo de Adjunto de Comando em 2002 e, em 2007, foi nomeado para o cargo de 2º Comandante, tarefa que desempenhou até 2012, «tendo, ao longo de todos estes anos, um percurso pautado pela competência, zelo e dedicação à causa», sublinha a nota da autarquia.

Deixou o comando no momento em que lhe foi confiada a missão de chefiar a Sala de Operações e Comunicações do Comando Regional Emergência – Proteção Civil do Algarve.

Nessa altura, passou a integrar ao Quadro de Honra do Corpo de Bombeiros Faro Cruz Lusa, corporação com a qual manteve, todavia, uma estreita relação de colaboração.

Durante os 26 anos ao serviço do Corpo de Bombeiros Faro Cruz Lusa, «acumulou um vasto currículo e experiência profissional, fundamental para o seu desempenho na área da Proteção Civil e Socorro na região».

«O seu percurso valeu-lhe a atribuição de vários louvores e condecorações, que revelam o seu compromisso e dedicação aos Bombeiros Portugueses. De entre as várias distinções que lhe foram atribuídas, destaca-se a Medalha de Proteção e Socorro da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil», acrescenta a Câmara de Faro.

Aos seus familiares e amigos, bem como à Associação Humanitária de Bombeiros de Faro Cruz Lusa e à Proteção Civil distrital, o Município de Faro endereça «as mais sentidas condolências».

 



Comentários

pub