Câmara de Albufeira garante alimentação gratuita aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo

Serviço de refeições gratuitas está em vigor desde Janeiro de 2021

Todos os estabelecimentos de ensino do pré-escolar e do 1.º ciclo da rede pública do concelho de Albufeira estão cobertos pelo serviço gratuito de refeições, anunciou a Câmara de Albufeira.

A autarquia, responsável por esta medida, revela que todos os dias são servidas cerca de 3 mil refeições nos 17 refeitórios da sua responsabilidade.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira sublinha que o serviço de refeições gratuitas está em vigor desde Janeiro de 2021 e «assenta na convicção de que o acesso ao ensino deve ser totalmente gratuito».

«A medida tem particular importância, quando as famílias atravessam enormes dificuldades económicas e financeiras, na sequência da pandemia, problema agravado devido à atual situação internacional», salienta a Câmara.

José Carlos Rolo sublinha que «além do apoio à sustentabilidade económica das famílias, existe, igualmente, a preocupação de assegurar refeições equilibradas, completas e variadas, respeitando as normas de higiene e segurança alimentar».

No início do presente ano letivo, o Município arrancou com o programa “Prato Sustentável”, uma iniciativa destinada a todos os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, que consiste na implementação de um pacote de medidas de sustentabilidade alimentar, que passa pela introdução, um dia por semana, de uma refeição de base vegetal para todos os alunos, sendo as leguminosas a principal fonte proteica.

O programa contempla, igualmente, a realização de formações práticas para capacitação das cozinheiras na confeção de refeições de base vegetal e workshops destinados a pais e encarregados de educação daqueles níveis de ensino.

A par da opção vegetal, há ainda a possibilidade de ementas alternativas, quando devidamente justificadas, por prescrição clínica em caso de intolerância ou alergia alimentar, ou por motivos religiosos, tendo-se verificado um grande aumento de pedidos ao longo dos anos.

«É urgente promover hábitos alimentares saudáveis nas nossas crianças, desde muito cedo, sendo indispensável a cooperação e colaboração de toda a comunidade escolar», disse o edil.

Para o feito, além do trabalho desenvolvido nas escolas, a autarquia vai, muito brevemente, dar início a uma campanha de sensibilização sobre alimentação saudável destinada a pais e encarregados de educação para que, desta forma, possam complementar corretamente a alimentação das crianças em casa.

O autarca aproveita para referir que «Albufeira é, a nível nacional, o município que mais aposta na confeção de refeições no local, isto é, nas instalações das próprias cantinas escolares».

Dos 17 refeitórios de gestão municipal, 6 estão concessionados a uma empresa de catering (EB1 de Vale Carro, EB1/JI de Olhos de Água, EB1,2,3 da Guia e JI de Ferreiras, que, ainda assim, funcionam sob o sistema de confeção local.

Apenas os JI da Guia e Vale Serves recorrem ao sistema de refeições transportadas a partir das cantinas da EB1,2,3 da Guia e do JI de Ferreiras, cumprindo todas as condições higiénico-sanitárias exigidas por lei.

A Câmara de Albufeira tem, desde há cerca de 14 anos, no seu quadro de pessoal, uma nutricionista responsável pela elaboração e validação (no caso das cantinas concessionadas) das ementas, procedimentos concursais destinados à aquisição dos produtos alimentares e verificação dos locais onde são preparadas as refeições, fazendo cumprir as ementas, as formas de confeção e as condições de higiene e segurança.

José Carlos Rolo destaca que «o fornecimento de refeições equilibradas e adequadas às necessidades da população escolar contribuem para a melhoria da capacidade de aprendizagem das nossas crianças e para o sucesso educativo».

 

 



Comentários

pub