Batata é a terceira praia de Lagos interdita a banhos nos últimos dias

Camilo e D. Ana foram as outras duas

Momentos antes de ter sido levantada a interdição a banhos na Praia do Camilo, em Lagos, esta quarta-feira, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) anunciou que agora é a Praia da Batata, também na mesma cidade, que está interdita a banhos. 

Desde 16 de Setembro, são já três as praias de Lagos onde, após análises à qualidade da água, os valores microbiológicos revelaram estar acima dos parâmetros de referência, estando a água imprópria para banhos.

A primeira foi a Praia da Dona Ana, no dia 16, tendo a interdição sido levantada dois dias depois. Ontem, dia 20, a Autoridade Marítima Nacional revelou que era a vez de a Praia do Camilo ser também proibida.

A mais recente interdição registou-se esta quarta-feira, dia 21, na Praia da Batata.

​Após ter recebido a informação por parte da Agência Portuguesa do Ambiente, a desaconselhar a ida a banhos na Praia da Batata, a Autoridade Regional de Saúde deu instruções para que fosse hasteada a bandeira vermelha e colocados os avisos nos acessos à praia, interditando a ida a banhos.

Tal como nas outras situações, a AMN frisa que esta interdição se irá manter até que os resultados das novas análises à qualidade da água indiquem que os valores microbiológicos se encontram dentro dos parâmetros de referência.

Em declarações ao Sul Informação,  o presidente da Câmara de Lagos disse que os serviços municipais estão «a apurar [se estes três casos] estão relacionados com as chuvas ou com a ETAR e descargas de pluviais».

Em qualquer dos casos, adiantou Hugo Pereira, são «situações que se resolvem no dia a seguir». Daí que as interdições anteriores tenham sido levantadas logo no dia seguinte, o mesmo se esperando no caso da Praia da Batata.

 

 

Atualizado às 19h36, acrescentando as declarações do presidente da Câmara de Lagos

 


Comentários

pub