Bactéria “Xylella fastidiosa” erradicada em Tavira

Supressão da zona demarcada em Luz de Tavira e Santo Estêvão

A Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP) anunciou esta sexta-feira a supressão da zona demarcada para “Xylella fastidiosa” em Luz de Tavira e Santo Estêvão, no concelho de Tavira, uma vez que «a bactéria se encontra erradicada». 

Em nota, DRAP refere que «as medidas adotadas na região do Algarve para a erradicação e prospeção intensiva, realizadas na zona demarcada para Xylella fastidiosa, levadas a cabo pelos serviços oficiais, demonstraram que a bactéria se encontra erradicada, pelo que se procedeu à supressão da zona demarcada de Luz de Tavira e Santo Estevão (concelho de Tavira), através do Despacho N.º 60/G/2022».

A situação será ainda objeto de notificação no Europhyt, na Comissão Europeia e restantes Estados membros dando nota desta supressão.

De acordo esta direção regional, a medida resultou do trabalho realizado pela área da inspeção fitossanitária da DRAP Algarve, em estreita colaboração com a DGAV e os Operadores Económicos – Viveiros / gardens envolvidos.

«Tal supressão vem desbloquear as medidas de restrição que tinham sido aplicadas na sequência da deteção da bactéria Xylella fastidiosa, numa planta ornamental “alecrim”, em julho de 2021, as quais implicavam fortes restrições na produção / comercialização de determinadas espécies de plantas ornamentais e de fruteiras e severos constrangimentos num setor da produção agrícola do Algarve tão importante do ponto de vista económico, inclusive pela sua forte componente exportadora, e social face ao emprego gerado», rematam.



Comentários

pub