Associação 289 inaugura “Olhar Rente ao Chão”

A 24 de Setembro, no espaço do Solar das Pontes de Marchil

As artistas plásticas Susana Soares Pinto e Susana de Medeiros vão inaugurar, no dia 24 de Setembro, às 17h00, a exposição “Observatório: Olhar Rente ao Chão”, no espaço do Solar das Pontes de Marchil, sede da Associação 289. 

Susana Soares Pinto e Susana de Medeiros partilham o facto de terem viajado no âmbito das suas pesquisas artísticas e académicas, até ao hemisfério Sul, elegendo um país com o qual têm uma relação particular: o Chile.

Susana Soares Pinto rumou ao deserto do Atacama, e Susana de Medeiros deslocou-se às regiões de Biobío, Araucania, Los Rios e Los Lagos. A viagem deu-se no período que antecedeu a pandemia e imediatamente depois do mês de outubro de 2019, que marcou o início de uma série de contestações sociais em todo o território chileno, um longo processo culminou na redação de uma nova constituição por uma assembleia eleita em 2021, composta por 154 membros e com a participação dos povos indígenas. O projeto da nova constituição foi no entanto recentemente recusado por via de um referendo nacional.

As questões que as artistas levantam nesta exposição, patente de 24 de Setembro a 15 de Outubro, no espaço do Solar das Pontes de Marchil, sede da Associação 289, remetem para a relação com o solo.

«O solo, essa estreita faixa da crosta terrestre a que Bruno Latour dá o nome de zona crítica e que permite a germinação das sementes na escuridão e a existência dos micélios benéficos para os ecossistemas. É nesse mundo subterrâneo, onde correm lençóis freáticos, que se estratificam os tão desejados minérios», refere a Associação 289 em nota.



Comentários

pub