Albufeira prevê ter todos os autocarros 100% elétricos até Junho

Dois minibus e três autocarros standard já começaram a funcionar esta quinta-feira

Dois minibus e três autocarros standard 100% elétricos começaram a circular em Albufeira esta quinta-feira, 22 de Setembro, nas atuais linhas da rede de transportes urbanos GIRO, que contará com a totalidade de 23 viaturas elétricas até ao final do segundo semestre de 2023. 

«O novo GIRO contribui para melhorar a qualidade de vida no concelho, uma vez que se trata de um meio de transporte menos poluente, com contributos significativos ao nível da sustentabilidade ambiental e, ao mesmo tempo, responde a uma necessidade há muito sentida pela população através da entrada em funcionamento de novas linhas e circuitos, o que permite alargar o serviço a um maior número de passageiros», afirmou José Carlos Rolo, presidente da autarquia.

A apresentação das cinco viaturas foi feita no dia em que se assinala o Dia Europeu Sem Carros e a Semana Europeia da Mobilidade, junto à Igreja de Ferreiras, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara, vereadores, representantes do Grupo Barraqueiro, o vogal da Comissão Diretiva do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e representantes da empresa construtora das viaturas elétricas.

De acordo com a autarquia, as novas viaturas vão entrar em funcionamento a título experimental, o que permite que até ao início efetivo da
concessão, previsto para o 1 de Dezembro, eventuais dificuldades que surjam possam ser resolvidas.

«Trata-se de viaturas novas, com tecnologia bastante mais eficiente que as utilizadas pelo operador noutros serviços, pelo que consideramos de extrema importância que as possamos testar em contexto real», sublinha José Carlos Rolo, que explica que devido aos atuais constrangimentos no que respeita à entrega de viaturas novas, prevê-se que, apenas durante o segundo semestre de 2023, seja possível que toda a frota ao abrigo da nova concessão seja elétrica.

 

 

Durante a apresentação, o presidente da Câmara aproveitou ainda para destacar que a entrada em funcionamento dos autocarros elétricos «contribui para melhorar a qualidade de vida no concelho, uma vez que se trata de um meio de transporte menos poluente, com contributos significativos ao nível da sustentabilidade ambiental. Só para termos uma ideia, refira-se que as emissões de CO2 passam de 6. 436,55 emitidos por cada 1000 quilómetros efetuados nos autocarros a diesel (GIRO atual) para apenas 671,60 KgCO2 emitidos por cada 1000 Km efetuados nos autocarros elétricos. Se pensarmos num intervalo de um ano, e comparando a atual frota de 10 autocarros com a futura frota de 23 autocarros, estes valores passam de 32.182,74×103 KgCO2 emitidos (10 autocarros a diesel) para 772,34×103 KgCO2e emitidos (23 autocarros elétricos) ».

Por outro lado, o número de linhas passa de 5 para 11 e o número de paragens de autocarro de 135 para 210, aumentando a lotação total da frota de 496 para 1331 lugares, e os lugares para cadeiras de rodas passam de 10 para 23, com a possibilidade de transporte de bicicletas em algumas linhas do novo GIRO.

Todos os autocarros dispõem de plataformas elevatórias e ar condicionado, sendo que no âmbito da nova concessão serão disponibilizados novos serviços, dos quais destacamos uma app móvel, bilheteira online, consulta online de circuitos e horários, o que permitirá fazer o acompanhamento em tempo real da paragem em que o veículo se encontra.

Atualmente, a rede GIRO serve as localidades de Albufeira, Branqueira, Páteo, Marina, Ferreiras (centro) e Estação da CP, mas com a entrada em funcionamento das novas linhas, o GIRO irá passar, também, por Olhos de Água, Rocha Baixinha, Malhada Velha, Fontainhas, Cerros Altos, Mosqueira, Patroves, Galé/Salgados, Vale Parra, Guia e Algarve Shopping.

Os 23 autocarros elétricos foram adquiridos pela empresa concessionária, do Grupo Barraqueiro, ao abrigo do programa POSEUR.

 

 



Comentários

pub