Albufeira assinala Dia Mundial do Turismo com programa dedicado ao “Algarvensis”

Objetivo é divulgar o aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira

O Dia Mundial do Turismo vai ser assinalado pelo Município de Albufeira com um programa dedicado ao aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira.

A data celebra-se esta terça-feira, 27 de Setembro, e este ano tem como tema “Repensar o Turismo”.

«Celebrar este dia significa promover a tomada de consciência sobre o valor social, cultural, político e económico do turismo, destacando a sua importância no desenvolvimento sustentável dos territórios», sublinha o presidente da Câmara Municipal de Albufeira que aceitou o repto da Organização Mundial do Turismo e dedicou dois dias, 25 e 27 de Setembro, a divulgar o aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira.

Após o programa do dia 25, a 27 é a vez de dar a conhecer aos alunos do curso Profissional de Técnico de Turismo, da Escola Secundária de
Albufeira, o território do aspirante Algarvensis.

O programa inclui visitas a Vale Fuzeiros (Património Cultural, Grés de Silves), Aldeia da Penina (Terra da Salamandra – Dinamismo Cultural) e Jazida do Metoposauro (Rocha da Pena), Aldeia de Paderne (Património Cultural, Pedestrianismo), Castelo de Paderne e Planalto do Escarpão (Jurássico).

 

 

À noite, às 21h30, realiza-se o concerto comemorativo do Dia Mundial do Turismo, com palco do Largo Eng. Duarte Pacheco, animado pela banda “Albion Band de Southampton”. Trata-se da banda mais antiga desta cidade que, ainda hoje, continua a tocar em vários locais, com foco em cidades do Reino Unido.

Para assinalar a efeméride vão também ser distribuídas flores ao longo de todo o dia e, à noite, durante a atuação da “Albion Band de Southampton”, no Largo Eng.o Duarte Pacheco.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, «esta é uma forma expedita de os alunos do concelho visitarem aquele território do interior do algarve central e respetivos locais de interesse paisagístico, cultural e geológico, aprendendo de forma prática conceitos ligados à indústria turística, recursos e produto turístico, estruturação da oferta, entre outros conceitos importantes para o seu futuro profissional».

 

 

Em nota, José Carlos Rolo sublinha, ainda, «a importância do Geoturismo como um dos três pilares de atuação dos Geoparques UNESCO»  que através da valorização dos aspetos ambientais e culturais, e assente nos princípios do turismo sustentável, promove a geodiversidade e o património geológico de forma integrada, no caso concreto através de uma visita ao território.

O Geoparque é um território em que a geologia e a ciência transmitem-nos informação e conhecimento acerca da história do local. Trata-se de geologia, mas o grande objetivo prende-se, essencialmente, com os aspetos cultural, social, demográfico, económico, áreas com potencialidade para incentivar um conjunto diversificado de ações, numa estratégia integrada de desenvolvimento sustentável.

José Carlos Rolo corrobora a afirmação, explicando que «o que se pretende é dar voz a um território do interior e mostrar a sua valorização, tirando partido da diversificação do Turismo de Natureza e Cientifico, atraindo atividade económica e projeção para uma zona, até agora, pouco visitada».

 



Comentários

pub