Tartaruga feita de plástico e redes de pesca alerta para poluição dos oceanos na Praia da Rocha

A obra é da autoria da plástica portuguesa Soraia Domingos

Uma tartaruga «de grande dimensão» feita com plástico, resíduos recolhidos ao longo da costa e redes de pesca. Eis a escultura que está instalada na área desportiva da Praia da Rocha e que quer alertar, durante o Verão, para a poluição das praias e oceanos. 

A obra é da autoria da plástica portuguesa Soraia Domingos.

«Feita exclusivamente com plástico e resíduos recolhidos ao longo da costa portuguesa pela Brigada do Mar, bem como redes de pesca perdidas no oceano e recolhidas pela Marinha Portuguesa, esta escultura de grande dimensão, representando uma tartaruga, pretende alertar e consciencializar a população para a poluição das praias e oceanos – segundo o Parlamento Europeu, na União Europeia, mais de 80% do lixo encontrado nas praias é plástico, na sua maioria de utilização única», explica o projeto “TransforMAR”.

Com presença de norte a sul do país nos últimos quatro anos, tendo já recolhido mais de 110 toneladas de plástico, o projeto TransforMAR é promovido pelo Lidl Portugal e Electrão, em parceria com a Brigada do Mar, Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Marinha e Quercus.

 



Comentários

pub