Seca: Loulé prolonga fecho de piscinas e reduz ou suspende regas para poupar água

Medidas «alicerçadas no recentemente aprovado Plano Municipal de Contingência para Períodos de Seca

A Câmara Municipal de Loulé vai prolongar o fecho das piscinas interiores desta cidade e de Quarteira até ao final do mês de Setembro e encerrar as piscinas exteriores de Loulé e de Salir às segundas, terças e quartas-feiras, já a partir da próxima segunda-feira, 22 de agosto.

O Município anunciou igualmente que, ainda no que diz respeito a estes equipamentos desportivos públicos, serão implementadas medidas para uma redução dos consumos de água por parte dos utentes e funcionários, que passarão pela instalação de redutores de caudal nas torneiras e nos chuveiros existentes e pela instalação de temporizadores nos chuveiros que ainda não os tenham.

Outra iniciativa agora aprovada será a «redução ou suspensão da rega em alguns dos espaços verdes do município, passando esta rega a fazer-se, sempre que possível, de forma manual e com recurso a água das Bicas Velhas».

Os serviços municipais irão também recorrer a origens alternativas de água para a lavagem de ruas e pavimentos, passando os veículos que fazem estas lavagens a abastecer-se em fontes como a das Bicas Velhas.

No seu conjunto, «a soma das medidas em vigor desde 20 de Julho com estas novas, a aplicar a partir da próxima semana, deverá significar uma poupança total de 4.200 m3 ou 4.200.000 litros de água, aquilo que seria o consumo médio de 420 habitações durante todo um mês», explica a autarquia.

As medidas foram decididas esta terça-feira, 16 de Agosto, de modo a reforçar a resposta de Loulé à escassez de água.

A Câmara louletana salienta que «estão a ser implementadas medidas alicerçadas no recentemente aprovado Plano Municipal de Contingência para Períodos de Seca e que se vêm somar às que se encontram em vigor desde o passado dia 20 de Julho, em concertação com os demais municípios do Algarve».

«Recai sobre o Município de Loulé a responsabilidade por zelar pelo bem-estar da sua população e por assegurar um acesso a água com qualidade para o consumo humano e em quantidade suficiente para a satisfação das suas necessidades. As medidas agora implementadas, assim como outras que se lhes possam seguir, visam salvaguardar esse superior interesse público e a retardar o mais possível os piores impactos da seca na população, no ambiente e na atividade económica do território», consideram os responsáveis da Câmara Municipal de Loulé.

 

 



Comentários

pub