Tartaruga Salina já nadou 1500 quilómetros desde que foi devolvida ao mar

Tartaruga está a cerca de 345 quilómetros (em linha reta) do local onde foi reintroduzida na natureza

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

A tartaruga «Salina» já nadou 1500 quilómetros desde que foi devolvida ao mar, a 20 de Julho, revelam os dados recolhidos por satélites.

De acordo com o Zoomarine, que recuperou este exemplar da espécie Caretta caretta e o reintroduziu na natureza, numa colaboração com a Marinha Portuguesa, «a Salina tem nadado a uma média superior a 50 quilómetros por dia, tendo passado ao largo do golfo de Cadiz, nadou junto à costa de Tanger, entrou no Estreito de Gibraltar, e, desde então, navega em grandes círculos ao longo do Mar de Alborão, entre Malaga (Espanha) e El Jehba (Marrocos)».

Agora, «está a cerca de 345 quilómetros (em linha reta) do local onde foi devolvida», a 11 milhas da costa, frente a Faro, momento que o Sul Informação acompanhou. 

 

A viagem de Salina

 

Esta tartaruga-comum foi resgata em Junho de 2021 pelo pescador Ricardo Gonçalves, que a entregou ao Porto d’Abrigo do Zoomarine. Quando chegou aquele espaço, a tartaruga estava «muito anémica, tinha um anzol cravado à entrada do estômago e apresentava um elevado risco de desenvolver uma pneumonia por aspiração».

No entanto, a 20 de Julho, a tartaruga «recebeu uma segunda oportunidade de vida quando, numa cooperação entre a equipa de especialistas do Zoomarine e a Marinha Portuguesa (Departamento Marítimo do Sul), foi devolvida ao mar a cerca de 20 quilómetros a sul de Faro».

«Se as condições se mantiverem, a Salina (que, com o passar dos anos, até poderá revelar ser ‘o Salino’…) deverá continuar o seu percurso, indiferente à contribuição que está a fazer para a ciência – e é assim que deve ser, para respeitar o seu bem-estar e o seu regresso a uma vida tranquila, honrando a biologia da espécie (vivendo dezenas de anos, reproduzindo-se anualmente, e nunca mais se cruzando com humanos)», frisa o Zoomarine.

 



Comentários

pub