Rotary Clube de Silves organiza peregrinação solidária e recolha de donativos

Para ajudar crianças do Agrupamento Escolas Silves Sul

Construir uma “sala sensorial” e um jardim para as crianças autistas e com trissomia 21 do Agrupamento de Escolas de Silves Sul é o objetivo do Rotary Clube de Silves, que está a organizar uma peregrinação solidária e recolha de donativos através da plataforma GoFundMe. 

Com o propósito de proporcionar às crianças com dificuldades de aprendizagem instalações com melhores condições, os peregrinos, uma dúzia de membros do Silves Rotary Club com uma idade total de cerca de 850 anos de idade, partirão no dia 24 de Setembro para uma caminhada de 120 quilómetros a percorrer durante seis dias, pelo Caminho Português de Valença a Santiago de Compostela. 

«Olhando para eles, não se imaginaria que fossem capazes de o fazer. Alguns acabaram de fazer cirurgias às ancas, um deles ao coração e um membro, já de 80 anos, foi operado ao joelho, para não falar de todas as maleitas próprias da idade dos 70. Sim, porque a idade dos nossos peregrinos é a partir dos 70. Eles são os nossos ousados caminhantes», salienta o Rotary.

E porquê organizar esta peregrinação solidária? «As crianças precisam de um espaço calmo e seguro para desenvolverem as suas capacidades e usufruírem completamente de todo o tempo que permaneçam na escola. Os professores precisam de ferramentas e equipamentos para ensinar às suas crianças como ser independentes no futuro», frisa.

Neste caminho, cada peregrino representará e terá o apoio de uma turma de alunos do Agrupamento Escolas Silves Sul. O progresso e acontecimentos do caminho serão partilhados na página GoFundMe “Help Pilgrims Change Kids Lives”.

Com esta iniciativa, os peregrinos do Rotary Clube de Silves contam atingir um total de donativos de 20 mil euros, que serão destinados 100% à transformação da velha sala de aula e jardim.

O grupo de peregrinos solidários diz-se inspirado por um poema de John Bunyan:

He who would valiant be
Against all disaster.
Let him in constancy
Follow the master.
There’s no discouragement,
Shall make him once relent
His first avowed intent
To be a pilgrim.

 



 

Comentários

pub