Recolhidos 1600 quilos de resíduos orgânicos durante o Festival da Sardinha

Restos de comida vão ser transformados em fertilizante natural

A Empresa Municipal de Água e Resíduos de Portimão (EMARP) recolheu 1600 quilos de restos de comida no Festival da Sardinha, que se realizou em Portimão entre os dias 3 e 7 de Agosto. 

Os resíduos vão ser transformados em fertilizante natural e, posteriormente, devolvidos aos solos. Ao longo da iniciativa, esta empresa e o Município de Portimão foram parceiros na instalação de um evento sustentável.

Além da separação da matéria orgânica, a empresa assegurou a correta gestão dos resíduos recicláveis e recolheu 610 quilos de papel/cartão, 770 de embalagens e 100 de vidro. Os materiais recolhidos tiveram como destino a ALGAR, empresa responsável pela triagem e tratamento dos materiais destinados à reciclagem.

Este ano, o Festival da Sardinha bateu o recorde de afluência, com 110 mil entradas.

O certame distinguiu-se ainda pela vertente mais sustentável através da estratégia que passou pela escolha de materiais ecológicos e pela colocação de ecopontos ao longo do recinto, com sinalética de sensibilização, promoção de iniciativas de caráter ambiental e ações de formação direcionadas aos produtores de resíduos (restaurantes e agroalimentares) e aos voluntários, que colaboraram na recolha dos tabuleiros das mesas e na separação dos restos.

«É numa perspetiva de melhoramento da qualidade de vida das gerações presentes e futuras que devemos aumentar o ciclo de vida dos bens/produtos, através da sua valorização, e garantir a correta gestão dos resíduos produzidos, para que os mesmos sejam utilizados como recursos e não tenham por destino os aterros», refere a EMARP em comunicado.



Comentários

pub