Quem quer ficar a ver estrelas no Castelo de Paderne?

Entre as 20h30 e as 24h00, numa zona longe das luzes da cidade

Aproveitando a chuva de estrelas que ocorre nesta altura do ano, o programa de “Observação de Estrelas – Perseidas 2022” volta ao Castelo de Paderne, no próximo sábado, dia 13 de Agosto, entre as 20h30 e as 24h00.

A ação contará com a presença do astrónomo Oleh Malyi, que traz consigo dois telescópios, para fazer a observação do céu, das estrelas e dos planetas.

Malyi pertence à equipa ESO – European Southern Observatory, uma organização intergovernamental que se dedica aos estudos dos astros.

Esta observação aproveita o fenómeno da chuva de meteoros das Perseidas, junto à constelação de Perseu, que todos anos, no mês de Agosto, passa perto da Terra.

Desde o início do Cristianismo que o fenómeno ganhou a designação popular de “lágrimas de São Lourenço”, por ocorrer próximo das festas dedicadas a este santo (10 de Agosto).

O Castelo de Paderne é o local escolhido, pelo facto de se encontrar longe das luzes da cidade e permitir uma melhor contemplação do fenómeno.

Durante a observação, os participantes poderão ainda desfrutar de atividades educativas na Ermida, nomeadamente, o reviver de histórias antigas e participar na “Oficina do escrivão”, bem como ouvir as estórias do Mouro do Castelo, personagem que vai maravilhar com a lenda da Moura Encantada.

Esta é uma iniciativa do Município de Albufeira, através do Museu Municipal de Arqueologia e do Arquivo Histórico, que todos os anos preparam este evento, para que os amantes da astronomia possam apreciar de perto a magia da chuva de estrelas.

 

 



Comentários

pub