Portimão: Vereador do PSD defende alargamento de apoios escolares a todos os alunos

Presidente da Câmara defendeu princípio do «paga quem pode»

A Câmara Municipal de Portimão vai adquirir e oferecer cadernos de atividades aos alunos do 1° Ciclo do Ensino Básico, beneficiários do escalão A e B.

A proposta foi aprovada na reunião de câmara desta quarta-feira, 17 de Agosto, mas contou com a oposição de Rui André, vereador do PSD, que defendeu o alargamento da atribuição de apoio escolar a todos os alunos do concelho.

A proposta da autarquia foi aprovada com 6 votos a favor, incluindo dois dos vereadores da oposição eleitos pelo movimento Portimnão Mais Feliz (Luís Carito) e pelo Chega (Pedro Xavier). O vice-presidente Álvaro Bila (PS) e a vereadora Ana Fazenda (PSD) não estiveram presentes na reunião.

A presidente da Câmara Isilda Gomes explicou, na sessão, que o princípio a ter em conta neste apoio é que «paga quem pode».

No entanto, o vereador social-democrata Rui André salienta, em comunicado, que «todos sabemos das grandes injustiças muitas vezes associadas à atribuição destes escalões», acrescentando que «neste momento muitas das famílias que não beneficiam destes apoios estão a passar dificuldades, agravadas com o início de mais um ano letivo e com todas as despesas necessárias». Além disso, considera, a situação das famílias é «agravada com a elevada carga fiscal que a própria Câmara Municipal cobra aos seus munícipes».

Em comunicado do PSD de Portimão, Rui André defende «um alargamento da atribuição dos apoios em material escolar (cadernos de atividades) a todos os alunos do ensino básico e secundário das escolas da rede pública do concelho, no próximo ano letivo, independentemente do seu posicionamento em termos de escalão de ação social escolar».

«Caso a Câmara de Portimão decidisse por estar do lado das famílias do concelho e aceitasse esta proposta extremamente importante, particularmente no momento em que vivemos, estaria também a contribuir para uma maior igualdade no acesso à educação e às oportunidades de aprendizagem e de sucesso escolar de todos os alunos, acrescenta o vereador da oposição.

 



Comentários

pub