Novo polo tecnológico dedicado às energias renováveis vai ser apresentado em Portimão

Esta é uma iniciativa da Associação Parque Tecnológico do Algarve, constituída pela Universidade do Algarve e pela Parkalgar

O projeto do polo tecnológico “Celerator”, dedicado às energias renováveis, e que vai nascer junto ao Autódromo Internacional do Algarve (Portimão), vai ser apresentado esta sexta-feira, 26 de Agosto, às 15h30. A iniciativa contará com a presença da ministra Ana Abrunhosa.

Esta é uma iniciativa da Associação Parque Tecnológico do Algarve, constituída pela Universidade do Algarve e pela Parkalgar.

O objetivo deste polo tecnológico passa por «desenvolver a investigação, pesquisa, desenvolvimento e implementação de soluções energéticas, aplicáveis aos transportes e à mobilidade, acelerando a transição climática», explica a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

A criação deste polo tecnológico inclui a construção de instalações (laboratórios e centros de ensaios com 1.818 m2), a disponibilização de instalações de bancos de ensaio, para motores de combustão interna com e sem sistemas híbridos de energia acoplados, a instalação de módulos para investigação de processo de criação e implementação de pilhas de combustível em meios de transporte convencionais.

A isto junta-se a criação de Unidades para investigação e desenvolvimento, e instalação de unidades para a reciclagem, com reutilização maximizada de baterias elétricas automóvel, em fim de vida e a instalação de uma unidade de investigação e desenvolvimento, com componente de comparação com unidade convencional, para motores Térmicos Otto, usando combustíveis sintéticos, para usos diversificados.

Na génese desta infraestrutura tecnológica também a de soluções tecnológicas que serão desenvolvidas e colocadas no mercado, contribuindo para cumprir os compromissos de neutralidade carbónica assumidos por Portugal e pela União Europeia.

Como meta foi prevista a instalação de cinco empresas de setores de alta e média-alta tecnologia e em serviços intensivos em conhecimento, instaladas na infraestrutura em 2024.

O investimento elegível associado é de cerca de 7 milhões de euros, com um apoio FEDER de 4 milhões, o que corresponde a uma taxa de cofinanciamento de 55%.

 



Comentários

pub