Município de Olhão lança campanha contra abandono de animais nas férias

«Adotar uma vida é para toda a vida» lê-se nos cartazes

A Câmara de Olhão lançou uma campanha de sensibilização contra o abandono de animais, que aumenta nas férias de Verão. 

Através de apelos como «não abandone quem esteve sempre a seu lado», ou «adotar uma vida é para toda a vida», o Município pretende sensibilizar quem nesta altura do ano deixa para trás os companheiros de quatro patas, ao mesmo tempo que procura fazer face ao crescente aumento de animais a chegarem, quer ao canil municipal, quer aos abrigos das associações do concelho.

«Na verdade, o abandono de animais ocorre durante todo o ano, e não apenas no verão, mas é neste período que se verifica uma maior incidência. Pareceu-nos que era a altura ideal para passarmos de forma mais vincada a mensagem de que o abandono dos nossos animais nunca é a solução e é, de resto, punido por lei», frisa Ricardo Calé, vereador com o pelouro do Bem-Estar Animal.

O vereador acrescenta ainda que Olhão tem «vindo a desenvolver nos últimos meses, em várias frentes, e em estreita colaboração com as associações do concelho, um trabalho em prol do bem-estar animal, onde procuramos contrariar os principais fatores que contribuem para o aumento de animais nos abrigos».

Além da campanha agora lançada, o autarca refere-se à construção do novo Centro de Recolha Oficial de Animais. Também este ano o Município aumentou em 50% o apoio às associações, criando ainda o Gabinete de Apoio ao Bem-Estar Animal. Adicionalmente, foi assinado um protocolo entre os Municípios de Olhão e Tavira, que visa a partilha de meios logísticos e humanos, no sentido de potenciar as condições para a esterilização em massa de animais.

Apesar de as esterilizações estarem a aumentar de ano para ano, Ricardo Calé lamenta que «não tem sido suficiente».

«Não existe entidade, pública ou privada, que consiga fazer face a este flagelo sem que todos, enquanto sociedade, façamos a nossa parte, e a nossa parte é encararmos a adoção de um ser vivo como um compromisso para toda a vida, que nos torna responsáveis por eles. Depois, identificar os animais com microchip e esterilizá-los, de forma a acabar, de uma vez por todas, com as ninhadas abandonadas e, como não poderia deixar de ser, não deixarmos para trás os nossos amigos de quatro patas quando vamos de férias», rematou o vereador.

Em nota de imprensa, a autarquia frisa que, em Portugal, são abandonados cerca de 30 mil animais por ano, sendo estes maioritariamente
cães. Em 2022, o abandono animal aumentou já cerca de 35%.

 



Comentários

pub