Livro “Aljezur 1970–2000 | Memórias” acrescenta três décadas à história visual do concelho

Quatro anos após a edição do livro “Aljezur 1869–1969 | Memórias, Município de Aljezur, 2018”, é agora altura de anunciar a sequela da história acrescentando mais três décadas

Livro “Aljezur 1970–2000 | Memórias” – Foto: © 1000olhos

Quatro anos após a edição do livro “Aljezur 1869–1969 | Memórias, Município de Aljezur, 2018”, em cujas páginas decorrem 100 anos da história do concelho, é agora altura de anunciar a sequela da história acrescentando mais três décadas – os últimos trinta anos do século passado – à narrativa. É altura de apresentar o novo livro “Aljezur 1970–2000 | Memórias”.

A apresentação da obra está marcada para o dia 19 de Agosto, às 18h30, no Jardim do Largo da Liberdade, junto ao Mercado Municipal, em Aljezur.

Este livro é o resultado de «dois longos anos de pesquisa junto das famílias aljezurenses». Foi «um imenso trabalho de recolha, seleção, digitalização, edição e identificação só possível graças a um vasto e abrangente trabalho de equipa que juntou técnicos, instituições, associações e as famílias do concelho de Aljezur», explicam os responsáveis pelo trabalho, em nota de imprensa.

«Sem esta dinâmica, não teria sido possível a edição desta obra, que queremos seja, uma vez mais, um legado e um ensinamento sobre colaboração, dedicação, diplomacia e força de vontade».

“Aljezur 1970–2000 | Memórias” tem uma componente sobretudo imagética, com fotografias que se estendem entre 1970 e 2000, materializando um notável álbum de memórias, um retrato histórico do concelho de Aljezur.

 

Livro “Aljezur 1970–2000 | Memórias” – Foto: © 1000olhos

 

«As famílias de Aljezur voltaram a mostrar grande orgulho na sua terra, abrindo-nos as suas gavetas e mostrando de forma generosa e com o maior apreço as suas colecções de imagens. Em cada nova leva fomos descobrindo momentos nobres, situações de maior eloquência e vigor social, celebrações religiosas, desportivas e culturais, a fugacidade do dia-a-dia, o sentir emotivo de um cumprimento, o aceno à passagem dos dias, visitas a familiares, o trabalho do campo e do mar… Uma diversidade de eventos e situações que aqui agregamos de forma a podermos todos calcorrear as derradeiras três décadas de Aljezur do final do século passado, através destas 240 fotografias que tão eloquentemente sintetizam este período», acrescentam.

Esta é uma publicação integrada no projeto de investigação «Aljezur “entre visão“ do lugar e da memória” – salvaguarda do património material e imaterial de um concelho (des) protegido», de que é investigadora responsável Maria João Pereira Neto, professora da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, investigadora do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – Nova FSCH).

o livro resulta aigualmente de uma parceria com a 1000olhos – Imagem e Comunicação e a Câmara Municipal de Aljezur, que tem protocolo institucional com a Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa desde Setembro de 2014.

«Este livro é de todos nós, aljezurenses. Feito para enaltecer a memória deste concelho e garantir o perdurar da história destas gentes e desta bela terra, acarinhada com os aromas dos campos e os salpicos do mar», concluem os responsáveis na nota de imprensa.

 

“Tanto ou mais que as pessoas, os lugares vivem e morrem.
Com uma diferença: mesmo se já mortos, os lugares retêm a vida que os animou.
No silêncio, sentimos-lhes os ouvidos vigilantes ou o rumor infatigável dos ecos ensurdecedores.”
Fernando Namora | Jornal Sem Data

 

 

Saiba aqui mais sobre o primeiro livro desta série,  “Aljezur 1869–1969 | Memórias, Município de Aljezur, 2018”

 

 

 



Comentários

pub