“Limp’Arte Olhão” leva jovens a trocar praia por ativismo ambiental

Parte da recolha do lixo será utilizada para criação de uma exposição artística

O “Limp’Arte Olhão”, que convida os jovens a terem umas férias mais verdes, incentiva, durante três semanas, a fazer a diferença na limpeza da cidade e da Ria Formosa com uma vertente artística.

Parte da recolha do lixo será utilizada para criação de uma exposição artística cujo objetivo final é de sensibilizar para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, ação climática, proteger a vida marinha e proteger a vida terrestre.

O projeto é uma candidatura da Associação Movimento Juvenil em Olhão (MOJU) ao Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas através do Instituto Português do Desporto e Juventude, com a parceria da Junta de Freguesia de Olhão.

O “Limp’Arte Olhão”, que começou a 25 de Julho e termina a 12 de Agosto, divide-se em três fases: a primeira em que são feitas as apresentações, team-buildings e inventariar as áreas de intervenção com o grupo e as entidades locais; a segunda semana é dividida por três dias de trabalho de campo a recolher o lixo e dois dias a limpar e trabalhar os materiais para criação artística, a última servirá para finalizar os trabalhos e fechar o projeto a 12 de Agosto com as comemorações do Gabinete de Bairro da MOJU.

A antiga presidente da associação e atual presidente da Mesa de Assembleia é quem se encontra a dinamizar o projeto e reforça que os jovens são quem tem o poder de decisão na maioria das situações apresentadas.

«Estou aqui como jovem, apesar de uma jovem com mais alguma idade que eles. O objetivo dos programas do IPDJ, I.P. é o trabalho de jovens para jovens. A minha abordagem é trabalhar com eles e não para eles. Os jovens não precisam de projetos para participarem, precisam de espaços para serem ouvidos», afirma Catarina Arraes, mestre em Economia da Inovação e Empreendedorismo e técnica Animadora Sociocultural.

O trabalho final irá ser apresentado em forma de esculturas e/ou outras formas artísticas e através de uma mostra fotográfica.

As datas e os locais serão brevemente divulgados nas redes sociais da MOJU.

 



Comentários

pub