Jovens que limpam “Florestas Nossas” e inclusão marcam Dia da Juventude em São Brás de Alportel

Na passada semana

Jovens que limpam “Florestas Nossas”, atividades desportivas, uma mostra de talentos e a inclusão marcaram as comemorações do Dia Internacional da Juventude em São Brás de Alportel, onde nem sequer faltou a presença de um membro do Governo.

Neste concelho, o programa de comemorações desta efeméride, celebrada a 12 de Agosto, começou uns dias antes.

João Paulo Correia,  secretário de Estado da Juventude e do Desporto, visitou este concelho no dia 10, para conhecer in loco o trabalho realizado pelos jovens são-brasenses a participar no Programa de Voluntariado “Florestas Nossas 3”, promovido pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, que é dinamizado pelo Espaço Jovem do Município.

Daniel Cunha, Hélio Justino, Mariana Carvalho, João Viegas e Jorge Diogo são cinco jovens são-brasenses que cedem o seu tempo, em regime de voluntariado, a este projeto, nos meses de Julho e Agosto.

«Vigilância na floresta, limpeza de praias, dinamização de jogos de reciclagem, sensibilização nas Piscinas Municipais Descobertas na área da reciclagem e reutilização e da poupança de água são algumas das atividades que estes jovens têm realizado», segundo a Câmara de São Brás de Alportel.

Na edição de 2022, os jovens voluntários também estão a participar nas oficinas criativas do Programa de Férias Inclusivo, «onde os materiais recicláveis recolhidos nas ações de limpeza têm sido transformados em instrumentos musicais e a arte «é colocada ao serviço da inclusão e da sensibilização», segundo Marlene Guerreiro, vice-presidente da Câmara.

Segundo Hélio Justino, que já está no seu terceiro ano de voluntariado do “Florestas Nossas”, neste projeto «brinca-se, mas também se trabalha muito para ajudar os outros».

 

 

João Paulo Correia, por seu lado, apontou o Projeto “Florestas Nossas” «como um dos mais preponderantes do IPDJ a nível nacional» e referiu que o trabalho realizado por estes jovens em colaboração com diversas entidades «é muito valioso, tanto pelo seu valor social como pelo valor comunitário que envolve e representa».

Nesta edição do projeto Florestas Nossas o Município conta com a parceria da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel e do Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel (CCD).

As comemorações do Dia Internacional da Juventude continuaram a 12 de Agosto, com uma tarde de atividades no Complexo de Piscinas Descobertas,  «à qual se seguiu uma Mostra de Talentos Jovens, que contou com a participação dos Grupos de Hip Hop “Urban Xpression”, Clube de Artes Marciais de São Brás de Alportel e “Young Melody”, que integra a Banda Filarmónica e de um conjunto de jovens: EJ, Hélio Justino e Daniel Cunha».

Os jovens que integram o Programa de Férias Inclusivo, que está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, tiveram, por seu lado,  a oportunidade de passar uma manhã diferente, no Centro Equestre Baixa Lusitana, e ter o seu batismo de equitação.

«Este dia pretende ser apenas o primeiro de muitos numa parceria que o Município de São Brás de Alportel quer estabelecer com este centro equestre e que colhe desde já o apoio do proprietário e mentor deste projeto, Daniel Pires, que fez questão de estar presente», concluiu a autarquia.

 

 



Comentários

pub