Jovens de Olhão unem-se à MOJU para limpar e pintar Bairro do Fundo de Fomento

No Dia Internacional da Juventude

Mais de 50 jovens de Olhão participaram numa ação de limpeza e de pintura que a MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão promoveu no Bairro Fundo Fomento de Habitação, na quinta-feira, 12 de Agosto, como forma de assinalar o Dia Internacional da Juventude.

A ação de intervenção comunitária realizou-se na envolvência do local onde se encontra em funcionamento o Gabinete de Bairro da MOJU.

No mesmo dia, a associação juvenil olhanense aproveitou para realizar a cerimónia de descerramento da placa do Gabinete de Bairro.

«Esta valência, em funcionamento num espaço cedido pelo Município de Olhão, é um espaço permanente, de proximidade e de serviço à comunidade. O Gabinete de Bairro é também uma fonte de informação sobre temas de interesse como emprego, educação, formação, saúde, direitos e obrigações sociais, tendo para tal produzido diversos materiais informativos, com uma linguagem simples, clara e atrativa, que estão à disposição no espaço e distribuídos pela comunidade», explicou a MOJU.

 

 

Apesar de apenas ter entrado em funcionamento em Janeiro, esta resposta social «já fez mais de 200 acompanhamentos a moradores/as do bairro e da comunidade envolvente».

A iniciativa terminou com a realização de um grafitti em parceria com a ARTitude – Associação de Cultura e Arte Urbana, alusivo à celebração do Dia Internacional da Juventude, «de forma a valorizar a consciência de que é necessário aproveitar o potencial de todas as gerações e promover relações e parcerias intergeracionais igualitárias».

O Gabinete de Bairro é promovido no âmbito do Programa Bairros Saudáveis e que resulta de uma parceria com a Câmara Municipal de Olhão, a UCC Olhar+ e a Assembleia de Jovens Local.

Este projeto propõe-se «a desenvolver um conjunto de iniciativas no sentido de melhorar a qualidade de vida dos/as moradores/as do Bairro Fundo Fomento à Habitação, em Olhão. Para tal, desenvolve a sua ação em torno de 4 áreas centrais: a proteção para a saúde, a promoção de estilos de vida saudáveis, a capacitação dos/as participantes e a promoção da cidadania».

 



Comentários

pub