Interesse internacional pelo Algarve bateu recordes no 1º semestre de 2022

Conheça os números da promoção turística do Algarve entre Janeiro e Junho

O número de jornalistas internacionais interessados em visitar o Algarve e em conhecer mais sobre a oferta da região enquanto destino turístico, «aumentou, de forma exponencial, desde o início do ano», revelou a Associação Turismo do Algarve (ATA).

Segundo esta entidade, no primeiro semestre do ano, ou seja, entre Janeiro e Junho, «foram já realizadas 48 press trips, um número que praticamente alcança o total de visitas de jornalistas que o Algarve recebeu durante todo o ano de 2019 (ano em que foram contabilizadas 52 ações desta natureza)», números que superaram «as expectativas do Turismo do Algarve».

«Entre jornalistas, fotógrafos/videógrafos, bloggers e influencers, estiveram no Algarve, desde o início do ano, em ações organizadas pela ATA, 102 participantes, provenientes de mercados distintos como o Reino Unido, Alemanha, Irlanda, Holanda, Itália, França e Bélgica. O interesse pela região estendeu-se ainda aos mercados do Norte da Europa (Suécia, Dinamarca e Noruega) e a mercados mais longínquos como os EUA, Brasil e Emirados Árabes Unidos», acrescenta.

Além de jornalistas e outros comunicadores, também os operadores turísticos internacionais mostraram interesse «esta vontade de descobrir mais sobre o destino».

«Desde Janeiro e até ao final de Junho, a ATA teve já a oportunidade de organizar 10 fam trips, com 72 participantes dos mercados estratégicos da região. Até ao final do ano, prevê-se triplicar o número de participantes nas visitas de reconhecimento do destino direcionadas a estes profissionais do setor», diz a ATA.

Estas ações têm como objetivo «dar a conhecer, no terreno, as mais-valias da região, para que os participantes possam experimentar aquilo que torna o Algarve um destino único e perceber os motivos que explicam os vários prémios e distinções internacionais que o destino tem vindo a conquistar».

«O interesse em torno do Algarve não nos surpreende, já que, à exceção do período em que estivemos em confinamento total, nunca deixámos de organizar iniciativas com a imprensa e operadores internacionais, fruto também da estratégia que implementámos para manter a elevada notoriedade do destino durante a pandemia. Ainda assim, a rapidez da recuperação da atividade turística está a superar as nossas melhores expectativas», afirmou João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve.

«Neste esforço de promoção, para além das nossas praias – que continuam a ser um dos principais cartões de visita da região – procuramos dar a conhecer outras facetas do Algarve e surpreender os participantes com a diversidade e riqueza da nossa oferta turística. Uma das nossas grandes apostas tem sido a promoção do Turismo de Natureza e desportivo, em especial de produtos como as caminhadas, a vela, o surf, o mergulho ou os passeios de bicicleta, que têm registado uma enorme adesão», acrescentou.

«Para além de, em conjunto com outros elementos – como a gastronomia, os vinhos, a cultura e a autenticidade da região -, ajudarem na construção do conceito de destino multifacetado, capaz de dar resposta a diferentes motivações, estes são produtos que geram procura pela região durante todo o ano, incluindo no interior do território, contribuindo assim para esbater a litoralização e a sazonalidade», conclui João Fernandes.

Na primeira metade do ano, o Algarve também se promoveu externamente «em 15 eventos internacionais, estrategicamente selecionados, onde a ATA esteve a representar o destino e os seus associados».

«Adicionalmente, esteve envolvida na preparação de cerca de 70 campanhas de marketing, realizadas em colaboração com operadores turísticos e companhias aéreas que operam a região. Estas campanhas resultaram do esforço levado a cabo, com sucesso, pelo Turismo do Algarve para retomar as ligações aéreas existentes (e que haviam sido suspensas pela pandemia) e para captar novas rotas», ilustrou a mesma entidade.

Outro marco atingido pela ATA no 1º semestre de 2022 foi ao nível do número de associados, tendo sido alcançados os 398 associados, «o número mais alto de sempre na história da Associação e significativamente representativo das várias atividades de turismo a que os agentes da região se dedicam».

«Estamos empenhados em envolver cada vez mais empresas neste desígnio de promoção de um destino que é o nosso maior ativo. A nossa vontade é poder contar com o esforço e a participação ativa de todos, em torno de um objetivo comum: consolidar o Algarve como um destino turístico inspirador e autêntico, com uma oferta de qualidade diferenciada, que contribui positivamente para a região e para os seus residentes, os de hoje e os de amanhã», enquadrou João Fernandes.

O Turismo do Algarve olha com «otimismo» para o segundo semestre do ano e espera «dar continuidade a toda esta dinâmica de recuperação, de forma sólida e consistente, e chegar ao final do ano com valores próximos dos 2019, um ano de boa memória para o turismo da região».

 

A promoção externa do Algarve no 1º semestre de 2022 em números

48 press trips realizadas |102 participantes, provenientes de 13 mercados
10 fam trips | participação de 72 operadores/agentes de viagens, provenientes de 8 mercados
– presença do destino em 15 eventos internacionais
– preparação de cerca de 70 campanhas de co-marketing com operadores turísticos e companhias aéreas
3 candidaturas de apoio a empresas aprovadas no âmbito do Portugal Events.

 

 

 



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