Faltam 3 semanas para os peregrinos do Rotary de Silves partirem para Santiago de Compostela

Grupo inicia o Caminho Português de Valença a Santiago de Compostela no dia 24 de Setembro

Faltam apenas três semanas para uma dúzia de membros do Silves Rotary Club, com uma idade total de cerca de 850 anos de idade, partirem para uma caminhada de 120 quilómetros a percorrer durante seis dias, pelo Caminho Português de Valença a Santiago de Compostela, e os preparativos continuam.

Após o calor do Verão, o grupo volta agora a reunir-se para uma caminhada de sete quilómetros (a partir da junção de Odelouca ao longo do Rio Arade), uma vez mais organizada por Philippe Pfister, para preparar os membros do Rotary Clube de Silves para este desafio que pretende angariar fundos para construir uma “sala sensorial” e um jardim para as crianças autistas e com trissomia 21 do Agrupamento de Escolas de Silves Sul.

Esta não é a primeira vez que Philippe, a meio dos 60 anos, faz o caminho. Há alguns anos, fez o percurso de França até Santiago, com a família. De acordo com o Rotary Clube de Silves, Philippe é assim «o principal estímulo e suporte dos elementos do grupo com mais idade e problemas de saúde».

«Sou um novo membro do Rotary, reformei-me há alguns anos de uma longa carreira internacional com funções na direção de operações. O meu foco foi sempre desenvolver um propósito de grupo com o sentido de alcançar objetivos através de um intenso trabalho de equipa. Nunca deixei de praticar exercício físico e nos últimos 10 anos caminho diariamente», diz.

 

 

Petra Vahle-Francis, da mesma idade, é também uma das caminhantes. Depois de 30 anos a tocar música clássica, chegou ao World Peace Academy na Universidade de Basileia (Suíça), em conjunto com o meu marido fundei os “Corredores da Paz” , organização na Suíça que alimenta refugiados, pessoas à procura de asilo, migrantes e muitos outros que vivem à margem da sociedade. Felizmente, sem grandes problemas de saúde, sofri uma grande queda há 5 anos. Não estou tão bem como era meu costume», diz.

Ainda assim, continua com vontade de ser peregrina.

«Desde 2002 que é minha intenção fazer o caminho de Santiago de Compostela, mas ainda não tinha surgido a altura e o grupo certo. Em visita a uma das reuniões do Silves Rotary Club, tive a sorte de ouvir uma inspiradora apresentação do Philippe Pfister, que tinha preparado toda a logística e informação de suporte do caminho a Santiago de Compostela. com a finalidade de angariar fundos para crianças com dificuldades de aprendizagem. Sinto que é uma oportunidade de ouro para falar com pessoas com a mesma sensibilidade e sinto-me grata por poder participar neste projeto tão nobre», diz.

 

 

Neste caminho, cada peregrino representará e terá o apoio de uma turma de alunos do Agrupamento Escolas Silves Sul. O progresso e acontecimentos do caminho serão partilhados na página GoFundMe “Help Pilgrims Change Kids Lives”.

Com esta iniciativa, os peregrinos do Rotary Clube de Silves contam atingir um total de donativos de 20 mil euros, que serão destinados 100% à transformação da velha sala de aula e jardim.

 



Comentários

pub