Desemprego diminuiu para metade no Algarve, mas subiu um pouco no Alentejo

No Alentejo, houve um aumento em relação ao final de Junho, mas não comparativamente ao ano anterior

O Algarve foi a região do país onde o desemprego registado mais diminuiu, em Julho, em relação ao mesmo mês de 2021, com um decréscimo de 52,7%. Já o Alentejo, embora tenha registado menos desempregados do que há um ano, foi a única região do país em que o número de inscritos no Instituto do Emprego da Formação Profissional aumentou, embora pouco, segundo os mais recentes dados disponibilizados por esta entidade, referentes ao mês de Julho.

O Alentejo foi, de resto, a única região a nível nacional a ter um aumento do número de inscritos, de Junho para Julho, e, mesmo assim, foi muito pouco significativo: mais 134 desempregados em relação ao final do mês anterior (+1,1%).

No que toca à variação do desemprego no País, de um ano para o outro, diminuiu em todas as regiões.

De acordo com estes números, a região algarvia tinha, no final de Julho, 8478 desempregados registados – no ano anterior eram 17.932.

O Alentejo, apesar do aumento de desempregados de um mês para o outro, para um total de 12.268, continua a ser a segunda região do país com menos inscritos, seguindo-se o Centro, com 36.770, Lisboa e Vale do Tejo, com 95.917 e o Norte com 107.751.

No total, no final de Julho, havia em Portugal, 277.466 inscritos no IEFP, apenas 31% destes no Algarve.

 

 

Relativamente ao fim do mês de Junho, quando havia 9782 inscritos no Algarve (3,5% do total nacional), houve, em Julho, a maior descida do desemprego registado no país (13,3%).

Esta descida do número de desempregados inscritos no Algarve está relacionada com o recrutamento para a época alta das áreas ligadas ao turismo.

 

 

Ainda assim  o Algarve é a região do país com menos ofertas de trabalho, um total de 1856, 8,7% do total nacional.

No Alentejo, a segunda região com o número de ofertas de emprego mais baixo, havia no final de Julho 2.224 postos de trabalho disponíveis. Em Lisboa e Vale do Tejo, o valor ascende a 8.260.

Por concelhos, Portimão é o município algarvio com maior número de desempregados registados (1580), seguido de Faro (1168) e Loulé (1103).

Em sentido inverso, Alcoutim (30), Vila do Bispo (67) e Aljezur (94) são os concelhos com menos pessoas à procura de emprego.

 

 

 



Comentários

pub