Clientes do Hotel Rural Quinta do Marco apanharam alfarroba

Turistas viveram um verdadeiro dia no campo

Turistas nacionais e estrangeiros, hospedados no Hotel Rural Quinta do Marco, em Santa Catarina da Fonte do Bispo, foram convidados, no início desta semana, a viver um verdadeiro dia no campo, com os agricultores, na apanha de alfarroba.

Segundo esta unidade hoteleira do interior do concelho de Tavira, a experiência começou durante a manhã, com uma explicação sobre a importância da alfarroba e as possíveis utilizações deste fruto que, de momento, é o verdadeiro “ouro negro do Algarve”.

De seguida, os muitos clientes que aderiram à experiência iniciaram os trabalhos. Começaram pela operação de varejar (deitar os frutos abaixo na árvore) feita por miúdos e graúdos, enquanto outros iniciaram a apanha, sendo o fruto recolhido em alcofas feitas em empreita de palma algarvia e depois acondicionado em sacas com cerca de 30 a 40 quilos cada.

Como em todas as atividades campestres, houve lugar à “bucha” servida debaixo da árvore, com produtos à base de alfarroba, nomeadamente Bolo Caseiro de Alfarroba, Sandes em Pão de Alfarroba e bolas de Berlim de Alfarroba, com diversos recheios. Com esta bucha, os apanhadores até ganharam forças e vontade renovadas.

 

O almoço

 

O almoço foi um momento de confraternização entre turistas e agricultores. A ementa, tipicamente regional, incluiu petingas fritas com arjamolho (salada típica do interior algarvio) e um cozido de grão.

Na sobremesa, a novidade foi a degustação de gelado de alfarroba, que foi sobretudo do agrado dos mais novos. Como não poderia deixar de ser, o café foi acompanhado por um copinho de aguardente de medronho.

O Hotel Rural Quinta do Marco explica que procura, «sempre que possível, proporcionar aos seus clientes a vivência de experiências relacionadas com as atividades agrícolas e rurais».

Com a apanha da alfarroba, recriando uma atividade tradicional do campo, os clientes do Hotel Quinta do Marco «enriqueceram os seus conhecimentos e comprovaram, na primeira pessoa, que o Algarve não é só o sol e praia e que existem diversos complementos que podem vivenciar, durante as férias, naquela que é a principal região turística do país».

Em simultâneo, fpo aproveitada a oportunidade para promover os derivados da alfarroba, fruto que se tornou em poucos anos no principal rendimento anual dos agricultores algarvios.

Esta experiência contou com o apoio da empresa Farodoce, líder na produção e comercialização de Bolas de Berlim de Alfarroba, a quem o hotel agradece o apoio.

O Hotel Rural Quinta do Marco, inserido numa propriedade agrícola com 18 hectares, tem vindo a reforçar a plantação de alfarrobeiras, também em consequência desta ser uma árvore de sequeiro sem grandes necessidades de água.

 



Comentários

pub