Centro Ciência Viva do Algarve celebrou 25 anos em dia «repleto de atividades e novidades»

A ciência e a arte «dominaram grande parte do programa das festividades»

O Centro Ciência Viva (CCV) do Algarve, em Faro, celebrou esta quarta-feira, 3 de Agosto, 25 anos, com um «dia repleto de atividades e novidades».

A ciência e a arte «dominaram grande parte do programa das festividades, expressando de uma forma muito clara a importância e relevância das colaborações e partilha de experiência, na promoção da cultura científica», diz o CCV do Algarve.

Além da dinamização de atividades no espaço expositivo aberto ao público, o dia contou com a inauguração da exposição temporária “LIXARTE – Transformar o lixo em Arte ”, que resulta de um projeto coordenado pela Europe Direct Algarve em colaboração com 10 parceiros regionais, entre os quais o CCVAlg através do projeto “The Plastic Detectives of Portugal” do Programa Crescimento Azul – EEA Grants Portugal e quatro agrupamentos escolares, e que contou com a mentoria da professora Ana Sousa, da Faculdade de Belas – Artes da Universidade de Lisboa.

Ainda de manhã, houve um concerto ao ar livre, oferecido pela “Banda JR”, grupo musical constituído por alunos e professores das Escolas do Agrupamento João da Rosa em Olhão.

Ao final da manhã, o soprar das velas e os parabéns foram acompanhados pela antestreia de um novo equipamento, brevemente disponível no espaço expositivo do CCVAlg, que consiste numa experiência imersiva de “Mergulho na Ria Formosa” em Realidade Virtual, e que resulta da colaboração do CCVAlg com a empresa dinamarquesa Khora no âmbito do projeto europeu Digitraining.

 

 

A manhã ainda contou com uma pequena mostra de produtos regionais inovadores, com a presença de empresas que nasceram do know-how adquirido ou desenvolvido na Universidade do Algarve, como “Bake my Dog Happy”, “BEQ- Barra Energética de Querença” e “RiaFresh”.

«Ao longo de todo o dia, os nossos visitantes e convidados participaram em várias atividades dinamizadas pela equipa do CCVAlg, microscópios no laboratório, observação do sol e Ciência Fresquinha na rua e ainda uma atividade de engenhocarias que tinha como objetivo produzir várias peças para o momento final das festividades», diz o Centro Ciência Viva do Algarve.

A iniciativa contou com a presença de Adriana Nogueira, diretora Regional da Cultura, Alexandra Gonçalves, diretora da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da UAlg, Alexandra Teodósio, vice-reitora da UAlg, Ana Paula Lopes, Europe Direct Algarve, Carlos Carmo, vereador da Câmara de Loulé, Carlos Pedro Godinho, presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, Luís Felício, diretor do Agrupamento de Escolas João da Rosa, Paula Vaz, Agência Portuguesa do Ambiente; Sérgio Vieira, diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UAlg, e Teresa Santos, presidente do CCVAlg e vereadora da Câmara de Faro.

O Município, a União de Freguesias Sé – São Pedro, da Fagar e o Centro Ciência Viva de Tavira ajudaram nas comemorações.

 

 



Comentários

pub