Cacela: Tradições e futuro da alfarroba motivam percurso a pé em Santa Rita

Participantes vão participar na apanha da alfarroba

«A Alfarroba. Antigas tradições e Perspetivas de Futuro» é o tema do próximo percurso «Passos Contados», que terá lugar no dia 21 de Agosto, domingo, com ponto de encontro às 7h00 em Santa Rita, no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (CIIPC), que funciona na antiga escola primária.

O percurso será acompanhado pelo agricultor João Sol.

Nesta atividade, explica o CIIPC, «vamos conhecer o tradicional pomar de sequeiro e apanhar alfarroba, enquanto conversamos sobre antigas tradições ligadas a este fruto, sua importância na economia algarvia e perpetivas de futuro para aquele que tem sido chamado “o ouro algarvio”».

O CIIPC salienta que, «no Algarve, a alfarroba continua com um peso importante na economia familiar. São muitas as famílias, com pequenas e médias parcelas de terreno com pomar de sequeiro, que, no Verão, destinam parte do seu tempo à apanha da alfarroba».

«A colheita é feita no Verão, quando o calor mais aperta, entre final de Julho e Setembro. Tradicionalmente começa-pelo varejo. Esta tarefa, que requer habilidade e alguma força, é trabalho dos homens, que usam canas de tamanho e flexibilidade diferentes. As mais compridas, por vezes com cinco metros, usam-se nas árvores maiores para abanar os ramos a partir do chão e as mais curtas para as árvores mais pequenas ou para quando os varejadores têm de subir para alcançar as vagens no topo da copa».

«Após a queda das alfarrobas, as mulheres iniciavam a apanha para dentro de canastras de cana, sendo depois despejadas para o carro de mulas. Agora usam-se baldes de plástico e o transporte é feito em trator ou carrinha».

«Completado todo o processo da apanha, a alfarroba é transportada para um armazém, onde permanece até ser vendida».

INSCRIÇÕES
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela
Antiga Escola Primária de Santa Rita
Tel. 281 952600 | [email protected] | http://ciipcacela.wordpress.com
As participações são limitadas. Inscreva-se com antecedência, deixando o nome e contacto.
Valor de inscrição – 5€ (a reverter diretamente para o orientador)

Organização
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela

 

 



Comentários

pub