Há festa na Cabeça do Velho

Iniciativa está de regresso

A Festa de Verão da aldeia de Cabeça do Velho decorre este fim de semana, 6 e 7 de Agosto, nesta localidade do concelho de São Brás de Alportel.

Esta iniciativa visa a valorização e preservação das tradições, saberes e sabores serranos, bem como a promoção dos produtos endógenos.

Neste âmbito, a Festa tem início às 19h00 de sábado, dia 6, com o Mercadinho na Aldeia e petiscos serranos para degustação. A noite convidará à dança com o grupo “Improviso” e a atuação de Andreia Viegas e João Martins.

Também haverá leilão de tabuleiros recheados com produtos típicos.

O Mercadinho na Aldeia reabre no domingo, às 19h00, para dar início à Festa que prossegue com petiscos serranos e muita animação, ao som do Duo Reflexão seguido pelo tradicional leilão de tabuleiros.

O programa de atividades integra um momento especial dedicado aos “Netos da Serra – os amigos da Lara”, uma iniciativa de valorização das raízes familiares à Serra, assinalado entre avós e netos, descendentes serranos que nasceram pós-incêndio de 2012.

A Festa de Verão termina ao som do Grupo Jasmim, de músicas tradicionais ucranianas.

Na edição deste ano, a tradicional Festa de Verão terá uma componente familiar diferenciada, integrada na iniciativa Férias na Aldeia, da rota turística de valorização dos territórios rurais “Aldeias de Portugal”.

Esta é uma nova dinâmica de valorização e promoção territorial coorganizada pela Câmara Municipal, Associação In Loco, Futebol Clube Cabeça do Velho, Associação Turismo de Aldeia e Grupo de Trabalho da Serra de São Brás, que desafia famílias a vivenciar um fim de semana diferente em contacto com a natureza e a identidade local.

Neste âmbito, o programa de atividades contempla para sábado, a partir das 16h30, um piquenique na sombra, com iguarias serranas, seguido por um percurso pedestre por “Entre Vales, Fontes e Memórias da Serra do Caldeirão”.

Findas as atividades diurnas, os participantes terão oportunidade de degustar o tradicional jantar de grão.

Para o final está reservado o Baile de Verão da Cabeça do Velho.

No domingo, está previsto um passeio pelo sobreiral para observação e contacto com a biodiversidade local seguido de um ateliê de cortiça, dedicado à reutilização desta matéria prima nobre e ecológica na criação de novas peças utilitárias e decorativas.

As atividades das Férias na Aldeia terminam com um almoço convívio.

Os últimos lugares para estas férias serranas encontram-se ainda disponíveis junto da Associação IN LOCO através do Tel. 969 986 206 ou e-mail. [email protected] e são limitadas.

 



Comentários

pub