Banho Santo de São João da Degola volta à praia da Manta Rota

A associação «A Manta» e a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António mantêm uma tradição secular

As festas de Verão em honra de São João da Degola regressam à praia da Manta Rota, com um vasto programa de animação que inclui concertos, bailes e fogo-de-artifício, até ao dia 31 de Agosto.

O ponto alto das comemorações acontece a 29 de Agosto, segunda-feira, às 11h00, com o «Banho Santo», em pleno areal da Manta Rota. A concentração dos participantes e o desfile iniciam-se às 10h00, no Largo São João da Degola, à entrada da praia.

Este banho de mar é um encontro que se realiza todos os anos, a 29 de agosto, assinalando a data em que, segundo a lenda, São João Baptista foi degolado.

Em anos idos, este era o dia em que as gentes da serra algarvia se deslocavam até à praia, acompanhadas pelos animais de carga, para tomar um banho que se acreditava ser «santo» e capaz de curar todos os males. No final do ritual, a celebração era rematada com um piquenique.

Para manter viva a tradição, a associação «A Manta» e a Câmara Municipal de VRSA apostam, mais um ano, na recriação histórica do evento, atraindo centenas de curiosos até à Manta Rota para ver como as coisas se passavam noutros tempos.

A 29 de Agosto, além do Banho Santo, às 11h00, há procissão e missa ao ar livre em honra de São João Batista, a partir das 18h30.

Mais tarde, às 22h30, tem lugar um concerto com a artista Romana, a que se segue, à meia-noite, um espetáculo de fogo de artifício, na frente marítima.

As festividades integram ainda uma série de concertos e bailes por onde vão passar, até ao dia 31, várias bandas e artistas.

No dia 28, domingo, o cartaz integra uma corrida e marcha desportiva, às 9h30.

As festas em honra de São João da Degola são organizadas pela associação «A Manta» e têm o apoio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, da Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela e de outras entidades e empresas locais.

 
 



Comentários

pub