A exposição “Poiesis”, de Catarina Rosa, é inaugurada esta sexta-feira, 5 de Agosto, às 17h00, na Galeria Gama Rama, em Faro.
“Seguir o fio, sempre.” Eis o mote desta mostra da artista farense radicada em Montreal desde 2016, que reúne obras suas em papel, tela e vídeo, contando ainda com uma instalação em coautoria com o artista digital e sonoro Miguel Neto.
A exposição estará patente até 1 de Outubro.
Catarina Rosa, nascida em Faro em 1980, é licenciada em Artes Plásticas, pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, em 2004. Entre 2003/04 obteve uma bolsa Erasmus, instalando-se em Valência (Espanha), onde integrou o curso de performance ministrado pelo performer e poeta sonoro Bartolomé Ferrando.
O seu percurso pessoal e artístico continuou por Bruxelas, Paris, chegando em 2016 a Montreal (Canadá), onde vive e trabalha desde então.
A artista expôs em diferentes países e participou em feiras de arte como: Pinta (Nova York), Arteba (Buenos Aires), Art Paris Art Fair e Bienvenue Art Fair (Paris).
Foi finalista do Celeste Prize 2012 (Rome), onde ganhou o segundo prémio na categoria de pintura e desenho. Ao longo da sua carreira artística realizou diversas exposições individuais e coletivas, das quais se destacam “Réel, Virtuel, Réel”, com o artista cinético Elias Crespin, no Musée en Herbe, Paris (2013), a exposição individual “Trajetória de um Volume”, no Consulado de Portugal, Paris (2015) et “Le Silence du Mouvement”, no Pavillon Carré de Baudouin, Paris (2019).
É representada pela Galeria Eko Sato, de Paris.
Comentários