Algarve oferece conservas aos turistas no Aeroporto para promover Dieta Mediterrânica

A iniciativa decorre sempre durante a manhã, das 9h00 às 13h00, na zona das chegadas ao Aeroporto de Faro

Os turistas que, até sexta-feira, 5 de Agosto, estão a chegar ao Aeroporto de Faro, têm à sua espera uma conserva de cavala ou sardinha e um folheto que promove a Dieta Mediterrânica. Trata-se de uma ação promocional da Direção Regional de Agricultura e Pescas, que quer divulgar «o que o Algarve tem de bom, além do sol e da praia». 

A iniciativa decorre sempre durante a manhã, das 9h00 às 13h00, na zona das chegadas ao Aeroporto de Faro. À sua espera, os milhares de turistas têm uma banca daquela entidade pública.

A inauguração desta ação promocional, na passada segunda-feira, 1 de Agosto, contou com a presença do diretor regional de Agricultura e Pescas, que ajudou, ele próprio, a distribuir as ofertas aos turistas que iam chegando. Muitos, não percebendo logo do que se tratava, recusavam a prenda de boas vindas, mas também houve os que aceitaram com um sorriso.

Aos jornalistas, o diretor regional Pedro Valadas Monteiro explicou a razão da iniciativa: «queremos mostrar que o Algarve é mais do que sol e praia, também é uma grande riqueza de produtos do agroalimentar e pescas».

 

 

As conservas artesanais, que foram produzidas pelos alunos e chefs da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, são de dois tipos: de carapau, com palma de figo da Índia, ou de cavala, com azeitonas e amêndoas.

Ambas são servidas num «boião de vidro», numa parceria que também envolve a Confraria do Figo e Figueira da Índia, a AFROFIP – Associação de Produtores de Figo da Índia Portugueses e a Conserveira do Arade.

«A Dieta Mediterrânica está ligada ao imaginário do Algarve: teve aqui origem neste intercâmbio de povos e é feita basicamente de produtos sazonais, da época, circuitos curtos. O que queremos é divulgar o que de bom o Algarve tem no âmbito desses recursos endógenos», explicou Pedro Valadas Monteiro.

«Acima de tudo, o que nós queremos mostrar é que temos uma Dieta que é mais do que uma Dieta: é um estilo de vida. É uma alimentação saudável, é o desfrutar da paisagem do Algarve, o pomar tradicional de sequeiro», acrescentou.

A ação de lançamento desta iniciativa também contou com a presença de Dina Ferreira, gestora do Mar2020, programa operacional que financiou o desenvolvimento e produção destas conservas.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

 



Comentários

pub