Algarve atinge 66% de execução dos fundos europeus

Segundo a CCDR do Algarve

O Programa Operacional CRESC Algarve 2020 atingiu uma taxa de 66% no final de Julho de 2022, segundo dados revelados hoje, quinta-feira, dia 11 de Agosto, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

No final do mês passado, encontravam-se aprovados «1557 projetos no PO Algarve, com um investimento elegível de 611 milhões de euros, a que correspondeu um financiamento comunitário de 345 milhões de euros e uma execução de 327 milhões». A taxa de compromisso está nos 108% e os pagamentos efetuados ascendem a 215 milhões de euros.

A 30 de Junho, a taxa de execução rondava os 64,5%.

«Da execução dos Sistemas de Incentivos (SI), realce para a tipologia SI Qualificação e Internacionalização de PME, com 442 projetos aprovados e 20,1 milhões de euros de fundo», segundo a CCDR.

Por concelho, Faro é, de longe, aquele com maior número de projetos e mais fundos, algo que «é justificado por sediar os organismos da administração pública e a Universidade, respetivamente com 36 e 45 projetos, e com 28 e 21 milhões de euros de fundo aprovado, embora estes possam ocorrer noutros territórios».

«Nos instrumentos territoriais evidenciam-se os Planos de Ação para a Regeneração Urbana (PARU) que apresentam uma taxa de compromisso de 98,5% e uma taxa de execução de 69,3%», acrescenta a mesma entidade.

O boletim “Informação Mensal do Programa Operacional do Algarve” de Julho de 2022, que pode ser consultado na íntegra aqui, destaca ainda três projetos que visam a promoção da investigação e inovação das empresas em I&I e afirmar a coesão social e territorial», promovidos pela empresa Wifi4Media, pela Caixa Geral de Depósitos e pelo município de Castro Marim.

 

 



Comentários

pub