Albufeira já implementou doze medidas para poupar água

Presidente José Carlos Rolo pede à população que ajude e esteja atenta

O fecho das Piscinas Municipais durante Agosto e Setembro, o fecho de fontes ornamentais, utilização de águas residuais tratadas para rega de espaços públicos, com a rega a ser feita sobretudo durante a noite, implementação do sistema de rega gota a gota, suspensão da rega em setores dos espaços verdes, principalmente em zonas de relva, a suspensão da colocação de contadores de rega, a instalação de medidores de pressão para efeitos de monitorização e a redução do tempo de rega em cerca de 30%.

Estas são as principais medidas para redução do consumo de água da rede pública, que tem vindo a ser implementadas pela Câmara Municipal de Albufeira, face à atual situação de seca severa que assola o País, em geral, e a região do Algarve, em particular.

O presidente da Câmara chama a atenção da população para o «uso consciente e parcimonioso da água, evitando desperdícios», para que futuramente a água não falte nas torneiras.

«Há pequenos gestos que podem fazer a diferença e que permitem poupar vários litros de água por minuto, nomeadamente na utilização da cozinha, wc, lavandaria, jardim, piscinas e hortas», sublinha José Carlos Rolo.

O autarca aproveitou para pedir aos munícipes que, «sempre que observem uma rotura de água na rede pública, em marcos e bocas-de-incêndio, torneiras de segurança junto aos contadores, aspersores de rega mal direcionados ou danificados e ligações indevidas ao sistema de abastecimento público, informem o Município de Albufeira através da Aplicação SMARTCITY, clicando aqui, ou do Número Azul: 808 202 274».

Estas são as medidas de combate à seca implementadas pelo Município de Albufeira:

1. Fecho das Fontes Ornamentais, exceto da fonte da Rotunda dos Golfinhos;

2. Fecho das Piscinas Municipais em Agosto e Setembro;

3. Suspensão da colocação de contadores para rega;

4. Início da restruturação dos espaços verdes, com substituição de espécies de elevado consumo hídrico por exemplares autóctones, mais sustentáveis e adaptados às condições climáticas da região. Esta medida irá resultar na redução do consumo de água no separador central do eixo viário em aproximadamente 14 m3 por dia, durante a época alta;

5. Implementação preferencial de sistemas de rega gota a gota;

6. Utilização de águas residuais em algumas regas, lavagem de pavimentos e contentores;

7. Regas preferencialmente durante a noite;

8. Suspensão da rega em alguns setores dos espaços verdes, principalmente em zonas de relva;

9. Análise da rega para instalação de medidores de pressão para efeitos de monitorização, otimizando, desta forma, o abastecimento de água da rede pública de rega;

10. Redução do tempo de rega em aproximadamente 30%;

11. Requalificação e utilização de infraestruturas hidráulicas centenárias de rega (noras e poços), o que permite usar a água para outros fins como sejam a lavagem de pavimentos e contentores de recolha de resíduos sólidos urbanos;

12. Reaproveitamento da água da lagoa do Parque de Vale Faro para rega de algumas zonas verdes, com instalação de bombas de arejamento, por forma a diminuir a carga de nutrientes e a eutrofização.

 

 



Comentários

pub