Albufeira: Coletores de meia encosta, contra as cheias, jardins sem relva, contra a seca

Estão em curso «intervenções nos espaços verdes», para poupar água, anunciou o presidente da Câmara

O presidente da Câmara de Albufeira aproveitou a inauguração da escadaria da Praia do Peneco, no sábado, 20 de Agosto, feriado municipal, para anunciar que «há muito investimento a fazer nas acessibilidades [da cidade e do concelho], mas também para resolver problemas».

Um desses problemas é o «plano de drenagem», que passará pela criação de «coletores de meia encosta, na zona nascente e na zona poente» de Albufeira. As obras, que se destinam a resolver o problema das inundações na baixa da cidade, passam também, segundo José Carlos Rolo, pela substituição das condutas, «já muito antigas».

O autarca falou ainda da necessidade de resolver o problema «das perdas de água na rede», mas também da necessidade de promover a poupança. Daí que tenha anunciado que estão em curso «intervenções nos espaços verdes», nomeadamente na Marina de Albufeira, onde a relva está a ser substituída «por outras plantas», para que «a rega não seja por aspersão, que desperdiça mais água, mas gota a gota».

«As alterações climáticas não são um mito, são reais!», sublinhou o presidente da Câmara, sublinhando que em Albufeira, «onde nós vivemos do turismo, temos agora 400 ou 500 mil pessoas, que consomem muito mais que os 40 mil residentes que os Censos nos dizem que temos».

Daí que Rolo tenha defendido a construção da dessalinizadora, que deverá ser construída em breve «nesta zona de Loulé a Lagos, ainda não está escolhido o local exato».

Mas, alertou o edil albufeirense, «uma só dessalinizadora poderá não chegar», mas este equipamento «é uma necessidade imperiosa».

Contando, entre os convidados para a inauguiração, com José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, entidade responsável pela gestão dos fundos comunitários no Algarve, o presidente da Câmara de Albufeira alertou: «temos de arranjar financiamentos para tudo isto».

 

 

 



Comentários

pub