Zoomarine devolve nove cágados ao seu habitat natural

Esta quarta-feira, 6 de Julho

Spoon, Tapio, Tan, Tarzan, Timon, Tércio, Tazo, Txikia e Tiny vão regressar a “casa” esta quarta-feira, 6 de Julho, pelas mãos dos especialistas do Porto d’Abrigo do Zoomarine. 

Este grupo de quelónios, vulgarmente denominadas cágados, vão ser deixados a cerca de seis quilómetros a norte de Loulé, numa zona húmida conhecida por ser uma área de distribuição da espécie, Mauremys leprosa.

Os cágados foram entregues, ao longo de 2021 e 2022, para reabilitação no Centro de Reabilitação de Espécimes Aquáticos do Zoomarine, na Guia, em Albufeira.

De acordo com o Zoomarine, o cágado-mediterrânico é uma espécie ameaçada de extinção, o que faz com que a devolução reflita «a extraordinária importância de, como seres humanos, nos redimirmos face aos nossos atos diários de agressão ao nosso planeta».

«Esta devolução, portanto, transcende-se de importância inerente às ameaças antropogénicas, à urgência do apoio às espécies ameaçadas de extinção e aos seus habitats, e também pelo facto da grande maioria destes espécimes ser muito jovens», refere o Zoomarine em nota de imprensa.

Esta tradição anual do Zoomarine já tem mais de 25 anos e visa apoiar a reabilitação de espécimes aquáticos com focas, golfinhos, tartarugas, cágados e lontras arrojados ou confiscados entre o Rio Mira e o Rio Guadiana.



Comentários

pub